Outubro Rosa foi tema da Tribuna Popular

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sandra Winter Rodrigues, e Gisela Franceschetto Marodim, voluntária das ações socioeducativas, estiveram presentes na sessão de terça-feira (06/10) da Câmara de Vereadores. Elas foram convidadas a utilizar a tribuna para explanar sobre o Outubro Rosa.
Gisela Marodim esclareceu que a campanha é um movimento internacional, que iniciou nos Estados Unidos, na década de 90. Foi a partir de 2002 que o Outubro Rosa ganhou força no Brasil. “O Outubro Rosa é internacional e nacional, mas está muito presente aqui em Jaraguá do Sul também”, afirmou Gisela. Segundo a voluntária, a cidade abraçou a causa e a cada ano mais pessoas se envolvem no movimento. “Esse apoio que a Câmara de Vereadores nos dá fortalece ainda mais a importância da campanha”, declarou.
Gisela revelou que o câncer de mama é o tipo que mais incide na população feminina mundial. Segundo o INCA, dos 576 mil novos casos de câncer registrados por ano nos últimos dois anos aqui no Brasil, 57 mil são de câncer de mama. Aqui na região, tanto na rede pública e privada, mais de 50% dos casos de câncer diagnosticados são de mama.
A presidente da Rede Feminina, Sandra Winter Rodrigues, agradeceu o espaço cedido pela Câmara e pediu o apoio da população pela causa. “Eu peço que as pessoas se unam à Rede Feminina e lutem pelo combate ao câncer de mama”, disse. Em 2014, 11 mil camisetas do Outubro Rosa foram vendidas, 700 pessoas participaram da caminhada da campanha e o pedágio arrecadou R$ 31 mil.