Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto aprovado com emendas

COMPARTILHE

Sessão Ordinária 054Os vereadores de Jaraguá do Sul se reuniram em sessão ordinária nessa quinta-feira, 06, para discutir o Projeto de Lei que versa sobre a regulamentação das ligações de energia elétrica e de água, no âmbito do município de Jaraguá do Sul. Na reunião também foram debatidas as emendas que serão adicionadas ao projeto.

O vereador José de Ávila considera que a primeira emenda do Projeto de Lei 04/2015, que admite até 6 ligações de energia elétrica e água, por unidade imobiliária, dentro do perímetro urbano e 8 fora do perímetro urbano, está em desacordo com o que havia sido acertado em reuniões anteriores quando o número de ligações ficou limitado entre 3 a 5. “Este é o meu posicionamento”, finalizou declarando que votaria contrário a emenda.

O vereador Jocimar de Lima questionou os critérios utilizados na elaboração das emendas. “Se ambos os lugares são irregulares, porque somente onde se paga o IPTU pode haver a ligação de água e luz?”, indagou.

O vereador João Fiamoncini explicou que no ano de 2009 foi sancionada a lei que permitia que estas ligações acontecessem somente com um alvará de construção. Segundo ele, desde então, esta nova legislatura tem tentado elaborar um projeto de lei que beneficie toda a população de Jaraguá do Sul. “Este projeto que estamos aprovando agora com estas emendas dá sim a possibilidade dos moradores de loteamentos irregulares efetuarem estas ligações”, afirma. “Todos podem ser beneficiados com este projeto, mas é preciso que se procure o Poder Público para regularizar estas situações territoriais”, emendou.

O líder do governo na Câmara, Pedro Garcia, alertou para a possibilidade de o Ministério Público iniciar representação contra o município caso o projeto fosse alterado com mais profundidade. “Ganhamos 70% de alcance para estas ligações, se aumentássemos este número poderíamos ficar sem nada”, afirma.

Jair Pedri acredita que a implantação do projeto não depende exclusivamente da deliberação dos vereadores, uma vez que ele ainda deve ser sancionado ou vetado pelo prefeito. “Ele estudará o projeto com a sua equipe jurídica e dará seu parecer”, comenta.

Arlindo Rincos pediu o apoio dos demais pares para a aprovação do projeto que considera de extrema importância para a população jaraguaense. “Este projeto significa um grande avanço ao que existia anteriormente e não acontecerá sem seguir alguns critérios”, disse. Segundo Rincos, é necessário que os terrenos estejam individualizados para que se possam efetuar as ligações de água e luz. “Acredito que com as regularizações que vem acontecendo, mais lotes serão beneficiados com esta iniciativa”, afirma.

O vereador Jeferson de Oliveira declarou voto positivo ao projeto, mas atentou para a morosidade no processo de regularização. “Não podemos retroceder neste aspecto”, declarou.

As emendas foram aprovadas em placar de 6 x 5, com o voto de minerva da presidente da Câmara, Natália Lúcia Petry, enquanto o Projeto de Lei foi aprovado em placar de 10 x 0.

Confira as emendas que serão incluídas no texto final do projeto:

PL 04/2015 – Emenda Modificativa Nº 1 – Serão admitidas até 6 ligações de energia elétrica e água, por unidade imobiliária, dentro do perímetro urbano e 8 fora do perímetro urbano.

PL 04/2015 – Emenda Modificativa Nº 3 – Em imóveis localizados dentro do perímetro urbano e fora do perímetro, na área rural, fica expressamente autorizado o SAMAE efetuar as ligações de água.

PL 04/2015 – Emenda Modificativa Nº 4 – Ficam autorizadas as ligações de energia elétrica e de água pela CELESC e SAMAE nos imóveis que incide o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.