Secretária de Cultura, Esporte e Lazer apresenta ações da pasta na Câmara de Vereadores

Atendendo requerimento do vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), participou da Sessão Ordinária desta terça-feira (29), a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry. O objetivo foi explanar as principais ações de sua pasta.
Natália começou falando sobre as dificuldades orçamentárias do início do ano e dos esforços para que as atividades da cultura e do esporte não fossem prejudicadas e os eventos do calendário, mantidos.
A Secretária ressaltou a redução na folha de pagamento da pasta. No comparativo com o mesmo período de 2016, mais de R$ 297.000,00 de economia ao mês e R$ 14.294.496,00 ao longo de quatro anos.

No ano passado, vale ressaltar, a folha de pagamento estava dividida entre Fundação Cultural e Fundação Municipal de Esportes. Neste ano, com a extinção das duas fundações, entre Diretoria de Cultura e Diretoria de Esportes. Quanto aos cargos comissionados, Natália citou outra redução: de 78 para 21 na estrutura atual da secretaria.
Programas como “Incentivando talentos”, que tem investimento de R$300.000,00 e 300 crianças atendidas no município e o número de mais de 61 mil pessoas que participaram neste ano dos eventos da Cultura e do Esporte, também foram mencionados por Natália, como destaques da pasta.

Outros números

Modalidades esportivas apoiadas pela SECEL – 22
Eventos das modalidades de rendimento com apoio financeiro da SECEL – 138
79 viagens/mais de 19 mil Km rodados. Investimento de R$ 74.189,66
Atletas atendidos diretamente – 2.282
Investimentos em eventos esportivos – R$103.706,16
Locação de infraestrutura para treinamento – R$61.276,68

A Secretária citou ainda, entre os dados, as suplementações feitas neste ano para o esporte e cultura: R$1.514.557,00 e R$689.917,10, respectivamente.
Ações como a revitalização da área externa da arena e a 2ª etapa de obras no Centro Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo, também foram apresentadas aos parlamentares: