Sessão Mirim tem lançamento do Concurso Cartaz sobre a Paz

Sessão Mirim tem lançamento do Concurso Cartaz sobre a Paz

Tivemos nesta quarta-feira (05), mais uma Sessão Ordinária, da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul. Durante a sessão, tomou posse a vereadora suplente, Amanda Eduarda Fontana, que ficará um mês ocupando a vaga da titular, Pamela Paula Faustino, da Escola Waldemar Schmitz. Também ocorreu o lançamento do concurso CARTAZ DA PAZ promovido pelo Lions Clube, com a presença do Presidente do Lions Jaraguá do Sul e do Governador Distrital do Lions.

A sessão contou, ainda, com a presença de alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Waldemar Schmitz, do bairro Ilha da Figueira. A unidade atende 570 alunos da pré-escola ao 9º ano, nos períodos matutino e vespertino. A unidade encontra-se atualmente em processo de revitalização e desenvolve uma série de atividades e projetos educacionais extraclasse.

A participação de escolas, durante as sessões mirins, segue a Resolução nº 1/2018, que disciplina este momento voltado às unidades educacionais, para que estas apresentem seus projetos e ações na tribuna do Legislativo.

Lançamento Concurso Cartaz sobre a Paz

Durante a Sessão Mirim ocorreu a cerimônia de abertura do Concurso Cartaz sobre a Paz, promovido pelo Lions Clube. Nos últimos 31 anos a entidade patrocina, no mundo todo, este concurso voltado para escolas e grupos juvenis. Em Jaraguá do Sul é organizado pelo Lions Clube, Cidade Industrial.

O tema escolhido para este ano é “A Bondade Importa”. Podem participar estudantes de 11 a 13 anos, que serão julgados conforme sua originalidade, mérito artístico e expressão do tema. O vice-presidente do Lions Clube de Jaraguá do Sul e coordenador do concurso no município, Sérgio Zapella, ressaltou na tribuna da Câmara, a importância desta ação, lembrando que as unidades escolares já foram informadas sobre como participar. “Já foram repassadas às escolas todas as orientações e regras do concurso. As unidades já podem começar a desenvolver seus trabalhos”, comentou ele.

“Nos enche de orgulho por oportunizar às escolas e crianças o desenvolvimento de trabalhos sobre a paz”, disse o presidente do Lion Cidade Industrial, Amantino Caetano.

Participaram do lançamento também, os dois estudantes premiados na edição de 2017 do Concurso. Izabelly Gloguer Gomes, da Escola Erich Gruetzmachert – 2º lugar nível distrital e Raphael Gutierres, da Escola Estadual João Romário Moreira, 1º lugar. Eles receberam certificado e um prêmio em dinheiro.

Matérias apreciadas na Sessão Mirim

– INDICAÇÃO Nº 021/2018 DE AUTORIA DA VEREADORA MIRIM ELLEN LAIS BRUCH:

DESASSOREAMENTO DO RIO CERRO.

A vereadora mirim pede serviços de desassoreamento do Rio Cerro, no Bairro Rio Cerro II. Defendendo a proposição na tribuna, Ellen ressaltou que o rio está bastante assoreado, cada vez mais estreito e os inúmeros aterros ao longo das margens, acabam por gerar alagamentos e vários estragos em residências, em dias de chuva mais intensa. A proposição foi aprovada por unanimidade.

– REQUERIMENTO Nº 011/2018 DE AUTORIA DA VEREADORA MIRIM PAMELA PAULA FAUSTINO:

CONVIDA PARA PARTICIPAR DE SESSÃO PLENÁRIA.

A mirim convida para participar da Sessão Plenária, a representante da União Brasileira de Mulheres – UBM – a fim de explanar sobre as ações realizadas por esta entidade. A intenção é que a convidada aborde temas como racismo, direitos das mulheres e o trabalho que está sendo feito no sentido de esclarecer estas questões.