Sessão solene lembra os 60 anos de explosão da fábrica de pólvora

pero2A Câmara de Vereadores fará uma sessão solene para marcar os 60 anos da explosão da fábrica de pólvora. A homenagem ocorrerá dia 6 de novembro, data do ocorrido no ano de 1953, com início às 17 horas, no plenário do Legislativo.

A proposição foi apresentada pelo vereador Pedro Garcia, que ao longo do ano participou de um levantamento histórico sobre a fábrica de pólvora feito por um grupo de moradores do bairro Czerniewicz, onde funcionou a empresa, naquela que ficou conhecida como Tifa Pólvora.

A tragédia levou a morte de dez pessoas, que terão seus restos mortais depositados em um monumento a ser erguido junto ao cemitério do bairro. O projeto está sendo viabilizado através de parcerias com a iniciativa privada e o poder público. Já o levantamento histórico resultará na edição de um livro, a ser lançado no dia da sessão solene.

Outro requerimento de autoria de Pedro Garcia aprovado com todos os votos propõe a realização de uma homenagem em comemoração aos 20 anos do Conselho Municipal de Educação. Conforme o proponente, trata-se de um dos primeiros conselhos a ser instituído no município, entre tantos que surgiram posteriormente, e com destacado papel ao propor diretrizes educacionais, zelar pelo cumprimento da legislação e assessor a formulação de políticas públicas.

O vereador informou que o conselho foi instituído no dia 8 de novembro de 1993, no salão nobre do Colégio São Luís, com a posse de 18 conselheiros titulares e 4 suplentes, representantes de diversas entidades. A homenagem ocorrerá na primeira sessão após a data, no dia 12 de novembro, a partir das 15 horas.