Vereadores cobram envio de Plano Diretor para apreciação

Vereadores cobram envio do Plano Diretor para apreciação

O vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), no momento da Ordem do Dia, na sessão da quinta-feira (21), voltou a ressaltar a necessidade de agilizar a votação do Plano Diretor do município. “Temos que adequar o novo Plano Diretor e permitir que as empresas possam expandir e também se instalar em nosso município”, frisou ele.

O vereador Arlindo Rincos (PSD), também cobrou da Administração o envio, o quanto antes, do Plano Diretor à Câmara. “Para que a gente possa ver, estudar um pouco a aprovarmos o mais rápido possível”. O parlamentar alertou que esta demora, acaba contribuindo para que Jaraguá do Sul perca muitas oportunidades e deixe de expandir seu parque fabril. Rincos ainda pediu agilidade quanto ao Plano de Mobilidade de Jaraguá do Sul. “Vamos fazer a coisa acontecer. Gastamos na Administração passada para fazer o Plano de Mobilidade do Transporte Público de Jaraguá do Sul e até agora nada”, lembrou.

Ainda no debate sobre o Plano Diretor, Ademar Braz Winter (PSDB), também colaborou com os colegas. Disse que a demora para liberação de licenças para as empresas, está fazendo com que muitos empresários invistam em outros municípios da microrregião. “Muitas empresas estão indo embora de Jaraguá do Sul. Para fazer uma licença para terraplenagem demora mais de um ano e não sai”, lamentou.

No mês de agosto de 2017, os vereadores de Jaraguá do Sul participaram de uma reunião nas dependências da Câmara, com o Secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura, Ivaldo Kuczkowski e o engenheiro civil Osmar Günther. Na pauta, o andamento do processo de revisão do Plano Diretor 2017. Os representantes do Executivo explicaram as etapas do trabalho e responderam aos questionamentos dos parlamentares.

No mês de abril deste ano ocorreu uma Conferência Pública da Revisão do Plano Diretor, cumprindo exigência da lei federal 10.257/2001 (Estatuto da Cidade). As emendas que foram deliberadas na Conferência passarão por análises e na sequência será elaborado o Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores.