Vereadores falam sobre qualificação no Legislativo

Na sessão ordinária desta quinta-feira (08), no momento da Palavra Livre, os vereadores voltaram a lamentar declarações feitas durante a participação da Câmara na Plenária da Acijs/Apevi, na última segunda-feira (05). Na oportunidade o presidente do Legislativo Municipal, Anderson Kassner, como convidado especial, explanou sobre as metas e ações que serão desenvolvidas ao longo de 2018, na Casa de Leis. Uma forma de dar transparência aos atos da Câmara e estreitar laços com a classe empresarial. O que desagradou os Parlamentares, foi a colocação feita pelo Presidente da Acijs, Giuliano Donini, afirmando que a qualificação dos vereadores precisa melhorar.

Jackson de Ávila (PMDB), reforçou que cada instituição/entidade tem suas responsabilidades e seu trabalho em prol da comunidade, devendo haver respeito entre as partes. “A Acijs deve cuidar da indústria, comercio e geração de empregos, esse é seu dever. Nosso dever (como vereadores), é legislar, defender o povo de Jaraguá do Sul, cobrar obras do Executivo e fazer bons projetos”, desabafou Ávila, frisando ainda o respeito ao Centro Empresarial e afirmando que os gabinetes estão abertos para as sugestões da entidade. “Têm meu respeito, mas respeitem esta Casa de Leis. Estamos abertos ao debate”, garantiu.

Ademar Brás Winter (PSDB), contribuindo com o colega, complementou dizendo que os vereadores representam a população, foram eleitos para tal. “Todos os vereadores têm capacidade para isso, mas criticar é fácil”, disse ele.

Na mesma linha, o vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), lembrou que o processo eleitoral é aberto para quem quiser participar e tiver condições legais para isso. “Ocupando uma cadeira aqui, a pessoa pode fazer o que acredita que é correto. E não está escrito em nenhum lugar que tem que ser doutor para sentar nesta cadeira, muito menos ter alguma graduação”. Gruner, também frisando o respeito à classe empresarial, finalizou dizendo que cada vereador passa por um processo eleitoral, sendo eleito pelo voto popular. “Temos que respeitar as instituições e quem as compõe, independentemente de seu grau de instrução”.