Vereadores Mirins de Jaraguá do Sul encerram curso de oratória

Vereadores Mirins de Jaraguá do Sul encerram curso de oratória

Nesta quinta-feira (06), os participantes do Programa Vereador Mirim 2020 encerraram as aulas do Curso de Oratória iniciado no mês de março. Em função da pandemia do novo Coronavírus e das medidas de distanciamento social os encontros tiveram que ser suspensos à época e retomados em julho de forma virtual.

O objetivo foi motivar os mirins, além de desenvolver, aperfeiçoar e valorizar a comunicação oral. Ministrado pela Coach Cintia Raulino, as aulas contaram com técnicas e exercícios de dicção, voz e oratória, fortalecimento da autoestima e aprimoramento da capacidade de comunicar-se em público com eficácia, sendo utilizado no desenvolvimento da demais atividades do Programa Vereador Mirim e, consequentemente, no desempenho dos trabalhos escolares.

Ainda neste segundo semestre outros cursos deverão ser ministrados para os mirins.

Depoimentos dos mirins

“Eu achei muito interessante e legal de fazer. Como eu sempre tive muita vergonha, eu acabava por não participar de algumas coisas (como declamações de poesias na escola ), e o curso de oratória me ajudou bastante quanto a perder esse medo , nós trabalhamos conteúdos complexos de uma forma mais leve , isso fez com que eu aprendesse muitas coisas boas que certamente levarei pra vida. Resumidamente, amei realizar esse curso”, disse Fábio Levandowski, Presidente Mirim.

“Achei bem importante todas as dicas, apesar de ser difícil colocar em prática quando estamos falando…rs. Mas com bastante treino, com certeza é possível melhorar muito nossa oratória com o curso”, acrescentou a mirim, Leticia Mohr.

“No dia a dia não percebemos a importância da fala e de ter uma boa oratória, então o curso além de nós ensinar a como dominar o nervosismo, consequências que a nossa fala traz, respiração e uma boa oratória, também nos ensina o verdadeiro valor da fala, só tenho a agradecer a Cíntia por nós proporcionar está grande oportunidade”, afirmou Fabio Gesser.

“Achei muito bom, porque ajudou muito principalmente com os exercícios de respiração que me ajuda tanto nas apresentações quanto na ansiedade, aprendi a controlar meu tempo, gostei muito do curso, achei muito útil. Agradeço muito à Cíntia pela oportunidade”, disse Kely Badaz.

“Gostei bastante do curso de oratória, pois mesmo sendo online, consegui absorver muito bem as dicas da nossa coordenadora, aproveitei bastante e espero que todos tenham aproveitado também! e agradeço a câmara e o programa por essa oportunidade”, frisou Lara da Luz.

“Eu acho que irá ajudar em muitas coisas, como falar em público, a controlar a respiração, pois eu tinha muita vergonha de falar em público, agora eu perdi um pouco do medo (rs). Agradeço muito à Cíntia, reconheceu Pedro Braz.

“Eu gostei muito desse projeto, pois ele ajudou a mim e espero que a todos nós. Uma ótima instrutora, que nos ajudou em tudo, ensaiando junto conosco, nos ensinado as técnicas e modos, enfatizou Renan Gomes.

“Eu gostei muito pois o que aprendemos nesses dias não serão apenas para o Vereador Mirim e sim para a vida toda, aprendemos a nos concentrar, a respiração correta, exercícios de fono, tudo isso com uma ótima instrutora, que nos ajudou muito, sempre muito atenciosa e querida. Com certeza foi uma ótima experiência para todos, disse Maria Carolini Maes.

“Eu gostei bastante porque conseguimos aprender várias técnicas que usaremos em muitas ocasiões, todas as aulas foram ótimas até mesmo online, conseguimos perder um pouco o medo de falar em público e conseguimos falar com mais clareza e se acalmar com as técnicas de respiração que aprendemos eu gostei bastante de tudo, confessou a mirim Gabriela Demarchi.

“Eu achei muito importante todas as dicas que vocês nos ensinaram, aprendi muito com todos. Errei bastante mas eu fui melhorando, eu só tenho a agradecer, comentou Manuelli da Rosa.

“Gostei muito, pois tinha muita vergonha para falar em público. Achei uma grande oportunidade para mim e para todos que estão fazendo o curso de oratória”, pontuou Felipe da Cruz.

“Gostei muito, pois as dicas de respiração me ajudaram quando eu fiquei nervosa durante a apresentação, com as técnicas de improviso aprendemos a importância de controlar o tempo, que é a parte mais difícil e vivenciei tudo isso na prática, podendo absorver melhor as instruções passadas pela instrutora do curso. Gratidão por esses momentos, comentou Fernanda Marcelino.

“Eu adorei o curso de oratória, talvez agora eu não perceba muita diferença mas quando for apresentar trabalhos e declamar poesia ou fazer apresentações, vou ver que fez muita diferença, vou saber o que tenho que fazer para minha respiração ficar certa na hora de falar, ficar calma, as técnicas de improviso…todas essas técnicas eu aprendi no curso. Muito obrigada Cíntia por ensinar tantas coisas boas e que vão nos ajudar muito!!O curso foi ótimo, foi muito legal vivenciar o curso eu amei, disse Bianca Vaz.