Vereadores mirins tomam posse no Legislativo

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul diplomou e empossou os onze vereadores mirins de 2017 nesta quarta-feira (17). A diplomação dos jovens vereadores e seus suplentes foi feita pelo presidente da Casa de Leis, Pedro Garcia, com auxílio dos demais vereadores presentes e autoridades. Participaram da cerimônia o prefeito Antídio Lunelli, a chefe de Gabinete Emanuela Wolf e a gerente de Educação Cristiana Ziehlsdorff. O secretário de Educação Rogério Jung foi representado pela Diretora Administrativa e Financeira da Secretaria, Jacira Buzzarelo.

O presidente da Câmara, Pedro Garcia lembrou que o programa Vereador Mirim tem como objetivo incentivar a cidadania junto aos estudantes do ensino fundamental e identificar novas lideranças estudantis. “Ações como estas contribuem para a formação de pessoas conscientes, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade”, ressaltou.

O programa é realizado pelo Legislativo de forma ininterrupta desde 2013. Outras edições também ocorreram em 2005, 2007 e 2011.

O coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, ressalta que o trabalho a ser realizado com os vereadores mirins irá muito além do que apenas reproduzir as sessões legislativas. “Ele contemplará uma série de estudos e visitas que buscam a construção do caráter cidadão do jovem estudante”.

Pela primeira vez participando do Programa, a vereadora mirim Isadora Corrêa Truppel Machado está animada. Não vê a hora de contribuir para ajudar sua escola e a comunidade a que pertence. “Espero que o ano seja muito bom, estou muito feliz”, ressalta a aluna.

GALERIA DE EX-PRESIDENTES, POSSE E MESA DIRETORA

A solenidade também marcou a entrega da galeria de ex-presidentes mirins, localizada no plenário da Câmara. Após o ato, a vereadora mirim mais velha, Milena Cardoso, assumiu a presidência da sessão de posse e eleição da mesa diretora. A Câmara Mirim 2017 ficou organizada da seguinte forma:

PRESIDENTE – Kelly Cristina Garvão Martins (2ª vez como presidente)

VICE-PRESIDENTE – Gabriel Francisco Burger

1° SECRETÁRIO – Luiza Braun kauling

2° SECRETÁRIO – Maria Eduarda Montecino Barato

Kelly Cristina Garvão Martins – E.M.E.B. Max Schubert

Fernanda Gorges – E.E.B. Holando Marcelino Gonçalves

Luiza Braun Kauling – E.M.E.B. Cristina Marcatto

Isadora Corrêa Truppel Machado – Colégio Marista São Luís

Maria Eduarda Montecino Barato – SESC Escola Jaraguá do Sul

Gabriel Francisco Burger – E.M.E.B.Antônio Estanislau Ayroso

Milena Sabrina Cardoso – E.E.B. Prof. João Romário Moreira

Maristela Bueno Melo – E.M.E.B. Prof. Francisco Solamon

Rafael Monteiro – E.M.E.B. Albano Kanzler

Shara Monique Schwartz – E.M.E.B. Santo Estêvão

Maria Luiza de Souza Moraes – E.M.E.B. Helmuth Guilherme Duwe

A partir da agora os vereadores se reúnem na Câmara toda quarta para deliberações e as sessões ocorrerão a cada 15 dias.