Vereadores voltam a pedir Refis em Jaraguá do Sul

Os vereadores de Jaraguá do Sul, na sessão dessa quinta-feira (12), voltaram a discutir a realização de um Programa de Refinanciamento Fiscal no município. Alguns parlamentares pediram para que a Prefeitura fizesse um Refis ainda neste ano. Um deles foi Ademar Winter (PSDB) que afirmou que há produtores rurais jaraguaenses que acumulam dívidas altas com a Administração Municipal, valores que passariam dos R$ 30 mil e chegariam até R$ 50 mil. O parlamentar alertou que é impossível para esses produtores pagarem essas dívidas à vista. Para ele o mais importante no Refinanciamento é a possibilidade de parcelar as contas. Winter lembra que alguns municípios vizinhos fizeram o Refis para a população e questiona “por que Jaraguá não pode fazer?”.

Para Jackson de Avila (MDB) é preciso que todos os vereadores unam as forças para que a Prefeitura atenda a este pedido, pois ele acredita que dessa forma o Paço municipal poderá notar a necessidade dessa ação.

Jeferson de Oliveira (PSD) advertiu que muitos moradores não têm condições nem de pagar o IPTU e que após a ocorrência de juros e de protesto na justiça fica pior ainda, pois a partir daí é preciso gastar com advogado e com outros custos do processo. “Se não tinha dinheiro para pagar a dívida original, imagina depois”, exclama.

O líder do governo na Câmara, Pedro Garcia (MDB), ressaltou que já se reuniu com o prefeito Antídio Lunelli e com o secretário de Administração Argos Bugardt para verificar a possibilidade da realização de um Refis neste ano, mas a resposta foi negativa. O vereador explica que o governo não pretende beneficiar os maus pagadores em detrimento das pessoas que pagam suas contas em dia, porém ele pretende ter mais uma conversa com os administradores para convencê-los da necessidade desse Refis.

Link da sessão: https://youtu.be/wU4IhiGTF1M?t=346