Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VEREADORA PEDE PAMA PARA ILHA DA FIGUEIRA

[b]Secretário Irineu Pasold garantiu que construção de unidade está no plano de governo da administração municipal[/b]

COMPARTILHE

O secretário municipal da Saúde, Irineu Pasold, garantiu à vereadora Natália Lúcia Petry (PSB) que faz parte do plano de governo da administração municipal a construção de um Pronto-atendimento Municipal Ambulatorial (Pama) ou uma Unidade de Pronto-atendimento (UPA) no bairro Ilha da Figueira.
A intenção de contemplar com uma unidade de saúde este bairro que é o mais populoso de Jaraguá do Sul, com aproximadamente 8 mil habitantes, foi confirmada pelo secretário em reunião onde a vereadora levou uma série de reivindicações.
Natália lembrou que há necessidade de um Pama ou UPA porque no bairro citado existe somente o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que não atende à demanda de todos os moradores da região, pois conta somente com uma médica especializada em clínica geral contratada por 40 horas e um médico com especialização em pediatria contratado por 20 horas. Estes profissionais, segundo levantamento feito pela vereadora, conseguem atender a no máximo um terço da população deste bairro.
“A instalação de um Pama promoveria um atendimento com maior qualidade aos munícipes, evitando que os mesmos tenham de se deslocar aos prontos-socorros e hospitais do município”, reforça a vereadora. Na pauta de reivindicações entregue ao secretário Pasold, Natália também solicitou mais um ginecologista e uma auxiliar de enfermagem para o Programa Estratégia de Saúde da Família, argumentando que estas contratações colaborarão significativamente para o melhoramento do atendimento da população deste bairro.
O secretário Pasold informou que esta situação só será resolvida diante das contratações de 25 médicos, número necessário para suprir a demanda no município. A expectativa é que estas contratações aconteçam no máximo em 40 dias.