Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SEMINÁRIO BUSCA SOLUÇÕES PARA DOENÇAS DO TRABALHO

[b]APDP discute com médicos do trabalho e trabalhadores formas de diminuir incidência de casos na região[/b]

COMPARTILHE

A Associação dos Portadores de Doenças Profissionais do Vale do Itapocu (APDP), com apoio dos sindicatos de trabalhadores de Jaraguá do Sul e região, promove na sexta-feira, dia 6 de março, o Seminário de Prevenção às Doenças do Trabalho, onde se destacam as Lesões por Esforços Repetitivos (LERs), Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort), o estresse e a depressão.
O seminário, agendado para às 19 horas, no auditório do Centro de Profissionais Liberais (CPL), localizado na rua Donaldo Gehring, 175, centro), terá como palestrantes os médicos Jailson Lima da Silva e Luiz Fernando Hormain e a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cinara Sales Groeff.
Jailson é médico do trabalho, especialista em reumatologia e LER/Dort e deputado estadual do PT catarinense. Ele defende que os índices de doenças ocupacionais só serão revertidos quando as relações de trabalho mudarem. “Ser humano não é máquina. As empresas precisam mudar imediatamente a forma de relacionar-se com o trabalhador. Não basta incluir horários de ginástica laboral ou oferecer estrutura para fisioterapia nas instalações da empresa”, alerta ele.
O médico diz que somente em Jaraguá do Sul ele atende a cerca de mil casos de mulheres e homens, a maioria jovens, mutilados por um sistema de produção desumano. Ele calcula que na região sejam registrados mais de 500 novos casos de doenças ocupacionais por ano, e defende que o debate seja ampliado e envolva empresas, sindicatos, organizações civis e os governos municipal, estadual e federal, para que a situação se reverta.
Dono de um extenso currículo que inclui aulas como professor de medicina do trabalho em diversas universidades brasileiras, consultoria para empresas brasileiras e a autoria de diversas obras sobre o tema saúde, o médico Luiz Fernando Hormain tem seu trabalho destacado pelos estudos e propostas de aplicação de medidas ergonômicas nas linhas de produção, em busca da qualidade de vida no trabalho.

[b]PROGRAMAÇÃO:[/b]
18h30 – Coletiva com a imprensa
19 horas – Abertura
19h15 – Palestra com o médico e deputado estadual Jailson Lima da Silva
19h30 – Palestra com a procuradora regional do Trabalho Cinara Sales Groeff
20 horas – Palestra com o médico do trabalho e professor de medicina do trabalho Luiz Fernando Hormain
21h30 – Debates
22 horas – Encerramento com café
Mais informações na APDT: 3371-7001 ou com a presidente Ângela no 8853-2702.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP