Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O QUE O PARQUE MALWEE E A BARRA QUEREM

[b]Alunos da Escola Duarte Magalhães não perderam a oportunidade de exercerem sua cidadania Moradores pedem muito asfalto, ciclofaixas, creche, respeito no atendimento à saúde e no transporte coletivo Próximo encontro, nesta quarta 24, reunirá moradores dos bairros Três Rios do Norte, Czerniewicz, Amizade e Santo Antônio[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-0553-d67e.jpg[/img]
Transparência, conhecimento e informação. Os moradores dos bairros Barra do Rio Cerro e Parque Malwee atenderam ao convite da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e participaram, na noite desta segunda-feira (22 de junho), da quinta reunião plenária do PPA (Plano Plurianual) Participativo.
No encontro, eles assistiram a um vídeo e a uma apresentação sobre o que é o PPA Participativo. Depois, tiveram a oportunidade de especificar quais são as prioridades para a região, preenchendo fichas distribuídas pela comissão técnica organizadora do projeto de PPA Participativo.
Uma das agradáveis surpresas da noite foi uma mudança no já tradicional perfil do público. Entre os mais de 60 participantes se destacou um grupo de estudantes da Escola de Educação Básica Professor José Duarte Magalhães. A estudante Talita da Silva Cachoeira recebeu um CD com todo o projeto do PPA enviado pela Prefeitura, e que agora está na Câmara para ser analisado e votado. A jovem agradeceu a oportunidade e a atenção dada à sua comunidade.
A iniciativa de realizar o PPA Participativo é a oportunidade que a Câmara está dando à população de apontar o que precisa para seu bairro. Estas prioridades serão apresentadas em forma de emendas feitas pelos vereadores ao projeto de autoria da Prefeitura, que precisa ser votado até o final deste ano, para entrar em vigor em 2010.
O novo presidente da associação dos moradores do bairro, Carlos Henrique Nielsen, também recebeu uma cópia do PPA original. Recém-eleito, ao lado do ex-presidente Anoar Batisti aproveitou para listar como prioridades a limpeza dos leitos dos rios e de tubulações, pavimentação de rua e construção de ciclovias nas ruas Pastor Alberto Schneider até a Seara e na Bertha Weege, e lombada física em frente ao Pama. “Reiteramos aos nossos representantes o pedido de área de lazer no Loteamento Rosá”, reforçou.
A associação praticamente reforçou os pedidos entregues para Câmara na segunda sessão itinerante do ano, realizada em maio último no mesmo local, a Igreja Luterana Cristo Salvador, em homenagem aos 110 anos desta comunidade.
Laura Krueger pediu atenção ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. Ela disse que conhece uma adolescente que precisou ser internada na UTI porque não foi atendida a tempo pelo Samu. A reclamação de Laura reflete uma insatisfação da população já debatida na Câmara. Apesar de a população reclamar da demora no atendimento e no questionário extenso que precisa ser preenchido antes da ambulância ser enviada, o governo do Estado diz que os procedimentos são padrões e não devem ser alterados.
Ex-presidente da Associação de Moradores da Barra, o hoje assessor de comissões da Câmara, Ambrósio Lino Becker, classificou a iniciativa como de relevância extraordinária e um ato de coragem e de respeito aos eleitores. Ele apenas lamentou que muitas das prioridades apontadas agora vêm de pelo menos uma década. “Sabemos que nem tudo vai ser concretizado, mas nos contentaremos com uma ou duas obras realizadas”, disse.
A estudante Gislaine Farias Rodrigues quer saber o futuro do PPA. Sua preocupação que a população tenha acesso às informações sobre o destino das reivindicações. O presidente da Câmara, Jean Leutprecht (PC do B), garantiu que todas as informações serão divulgadas e também estarão disponíveis no site www.jaraguadosul.sc.leg.br.
Os moradores da região central e dos bairros Santa Luzia, Vila Charters, Vila Lalau, Centenário, Baependi, Jaraguá 84, Jaraguá 89, Jaraguazinho, Alto São Pedro, Garibaldi, Santo Estevão, Barra do Rio Cerro e Parque Malwee que não tiveram condições de participarem das reuniões poderão listar suas prioridades no site, acessando ao link do PPA Participativo, onde podem ser encontradas também fotos dos encontros e o calendário completo das reuniões que serão realizadas até o dia 22 de julho, sempre às segundas e quartas-feiras, às 19 horas.

[b]O QUE OS MORADORES DO PARQUE MALWEE E DA BARRA APONTARAM COMO PRIORIDADES:[/b]

• Praticamente todos apontaram o asfaltamento de ruas
• Melhorias no transporte coletivo, com linhas e horários estendidos
• Lombadas físicas em frente ao Pama, escolas e empresas
• Mais médicos, postos de saúde e distribuição de fichas mais humanizada
• Área de lazer
• Policiamento nas saídas das escolas (os estudantes do Duarte Magalhães dizem que há consumo de drogas e bebidas na região e estão amedrontados com a situação)
• As saídas das empresas, em especial da Malwee, também precisam solução para evitar congestionamento e dar segurança aos pedestres (a sugestão é uma passarela)
• Ciclofaixas
• Creches
• Mais uma escola com ensino médio, porque o Duarte Magalhães não absorve mais a procura.
• Programas de incentivo à cultura e ao esporte comunitários