Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COLÉGIO DIVINA PROVIDÊNCIA TEM ATUAÇÃO RECONHECIDA

[b]Homenagem aos 90 anos, proposta pelos vereadores Jean Leutprecht e Natália Petry, acontece na próxima terça-feira[/b]

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza na próxima terça-feira, dia 30 de junho, às 19h30, uma solenidade em homenagem aos 90 anos do Colégio Bom Jesus Divina Providência. A iniciativa partiu dos vereadores Natália Lúcia Petry (PSB) e Jean Carlo Leutprecht (PC do B).
A vereadora de Jaraguá do Sul, professora Natália Lúcia Petry, resume a proposta: “Homenagear este renomado educandário pela passagem dos seus 90 anos de existência é reconhecer o Colégio Bom Jesus Divina Providência como destaque na esfera educacional de nosso município e co-autor da história da educação em Jaraguá do Sul.
O Colégio Bom Jesus Divina Providência é um centro de referência pedagógica em Jaraguá do Sul e região. Neste quase um século de trabalho à formação integral de seus alunos sempre primou por uma proposta pedagógica transformadora, pautada em valores éticos, científicos e culturais.
Esta história começou quando as primeiras irmãs saíram da Alemanha e cruzaram o Oceano Atlântico com o objetivo de plantar em Santa Catarina sementes de educação, trabalho e religiosidade. E encontraram em Jaraguá do Sul um povo hospitaleiro e ávido por educação. Assim, iniciaram uma missão que ultrapassou a sala de aula e repensou valores éticos e morais.
Em décadas de trabalho, milhares de crianças e adolescentes receberam formação e se tornaram cidadãos que ajudaram e ajudam a construir a história de Jaraguá do Sul. São profissionais que contribuem todos os dias para uma vida melhor no município, no Estado e no País.
Para as religiosas que o administravam, uma recompensa do trabalho realizado com dedicação e competência. E foi pensando na continuidade deste trabalho que, em 2007, as Irmãs da Divina Providência formaram uma parceria com o Grupo Bom Jesus e incrementaram ainda mais a proposta de educação desenvolvida no município.
Na verdade, a parceria entre a Divina Providência e o Bom Jesus remete à própria origem das duas instituições, na fundação da Escola Popular Alemã Católica, em Curitiba, no ano de 1896. Em 1902, a escola foi dividida, ficando o colégio dos meninos sob administração dos Freis Franciscanos e o das meninas para as Irmãs da Divina Providência.
Dois séculos depois, a parceria teve então continuidade nos colégios Bom Jesus Divina Providência, em Jaraguá do Sul, e Bom Jesus Coração de Jesus, em Florianópolis. Hoje, os dois contam com o aporte pedagógico e administrativo do Grupo Bom Jesus e sua mantenedora, a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, com sede em Curitiba.
Em uma simples frase é possível transmitir a proposta de trabalho do Grupo Bom Jesus, com 28 unidades em todo o Brasil: Formar cidadãos para o mundo. Foi justamente com esta proposta que a equipe do Bom Jesus se uniu à equipe do Divina Providência, informa sua direção.
Na área pedagógica, o Bom Jesus está pautado na concepção filosófica, teológica e educacional do homem como ser social e tem como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, de acordo com os princípios franciscanos, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.
A partir da parceria com o Colégio da Divina Providência, o trabalho de formação humana ficou ainda mais forte, estendendo os projetos especiais e as ações a partir da realidade, da tradição e da necessidade de cada região. Com essa parceria, a Sociedade das Irmãs da Divina Providência e a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus uniram forças para compartilhar valores e princípios da educação confessional.
Para a sessão de terça-feira, a Câmara está convidando pelo menos 200 ex-professores e professores que fizeram a história ao longo destes 90 anos. De comum acordo com a gestora Stela Regina Gressler Wontroba foi decidido pela homenagem a todas as irmãs, professores e funcionários que tiveram dedicadas atuações na instituição, e que de uma forma ou de outra fizeram parte desta história. A ex-diretora, irmã Barbara Pauli, foi escolhida como a homenageada especial da noite.