Alunos de Escola de Jaraguá do Sul conhecem a Câmara de Vereadores

A semana começou com visita dos alunos da Escola de Educação Básica Anna Töwe Nagel à Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. 23 estudantes do 5º Ano, acompanhados pela Coordenadora Pedagógica Janaina Freiberger, participaram de uma palestra educativa sobre o Poder Legislativo e atribuições dos vereadores e conheceram as dependências da Câmara, seus funcionários e setores diversos.

Apenas dois alunos já haviam visitado a Câmara de Vereadores anteriormente, os demais tiveram seu primeiro contato com a Casa de Leis. Todos ficaram admirados, por exemplo, com o fato de que, alguns dos primeiros vereadores, foram homenageados com nomes de pontos importantes do nosso município, como Ginásio de Esportes, Ruas e o próprio Museu Histórico.

Na quinta-feira a Escola Anna Töwe Nagel trará outra turma para visitação à Câmara de Vereadores.

Segundo o coordenador de Programas e Ações, Joel Luis Corrêa, as visitas ao Poder Legislativo são importantes porque despertam o interesse dos estudantes pela política e incentivam desde cedo a cidadania.

As visitas podem ser agendadas através do telefone 3371-2510, ramal 242, ou no e mail programas@jaraguadosul.sc.leg.br

ORGANIZAÇÃO DA VISITA

Objetivo Geral:

Identificar na organização política do Brasil as atribuições do Poder Legislativo, com a compreensão das funções dos Vereadores.

Objetivos Específicos:

– Compreender a organização política do Brasil formada pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;

– Conhecer a história da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul;

– Identificar as funções do Vereador;

– Conhecer a estrutura administrativa da Câmara de Vereadores;

– Conhecer os Programas e Ações Institucionais da Câmara de Vereadores;

Temas abordados:

– A organização política do Brasil;

– A História da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul;

– As funções do Vereador;

– A estrutura administrativa da Câmara de Vereadores;

– Programas e Ações Institucionais da Câmara de Vereadores;

Carga Horária: 1 (uma) hora.

Desenvolvimento:

– Recepção das Escolas no Plenário da Câmara;

– Palestra audiovisual sobre os temas citados acima;

– Visita às dependências da Câmara de Vereadores;

Avaliação:

– Após a visita, as escolas receberão por e-mail formulário para que seja realizada a avaliação da visita;

– As Escolas poderão enviar materiais desenvolvidos a partir da visita para constar nos arquivos da Câmara de Vereadores;