Apevi é homenageada pela Câmara

presidente da Apevi, Alessandro Truppel Machado

Dia 29 de março é o Dia Municipal das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu. A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul prestou homenagem à Apevi (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu) durante sessão itinerante, que aconteceu no auditório da universidade Católica de Santa Catarina (antiga Unerj), na noite de ontem, 2.

O homenageado deste ano foi o ex-presidente da associação, Paulo Ademir Floriani, que presidiu de 1986 a 1987.

A escolha da data para a comemoração se dá pela fundação da primeira associação do gênero no Brasil, chamada Acimpevi. Hoje, em torno de mil empresas são associadas à Apevi. A ideia surgiu da iniciativa de empresários do ramo metalmecânico e elétrico que, ao realizarem uma feira específica em Jaraguá do Sul, observaram a necessidade das pequenas empresas se unirem em torno de uma associação. Assim, em 10 de setembro de 1985 é fundada a Apevi. A entidade é parceira da Acijs (Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul) no Centro Comercial (Cejas), com o objetivo de fortalecer as micro e pequenas empresas na geração de emprego, riqueza e renda para a comunidade.

O atual presidente, Alessandro Truppel Machado, comentou que a homenagem representa a história de 25 anos de existência da Apevi. Ressaltou a participação dos associados na busca da valorização das micro e pequenas empresas, com ações que visam menor burocracia na criação de empresas, redução de carga tributária e o tratamento fiscal diferenciado. “Cito como grandes conquistas a criação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, como o Simples Federal, objeto de mobilização para aumentar o teto de isenção e a criação da figura do Empreendedor Individual”, declarou.

Paulo Ademir Floriani foi o segundo presidente da associação. Em seu discurso agradeceu a Apevi e a iniciativa do Legislativo em lembrar de sua participação na gestão da entidade. “Tudo o que você faz em qualquer momento de sua vida um dia pode fazer parte da história”, disse. Ao final, em suas palavras, Floriani deixou um recado para a juventude e demais pessoas para que o que fizerem, façam bem feito e corretamente, “para que no final da novela esta história seja positiva”.