Audiência pública discute soluções para enchentes

A criação de uma comissão especial no Legislativo e a formação de um grupo de representantes da Prefeitura, Acijs e Ujam e comunidade para se unirem e reivindicarem recursos junto aos órgãos estaduais e federais. Além disto, a criação de leis instituindo medidas para a prevenção de novas perdas ocasionadas pelas chuvas. Como uma medida a ser instalada a curto prazo, a realização de mutirões de limpeza dos rios.
Estes foram os encaminhamentos tirados da audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores na noite de ontem, 9, com ampla participação de segmentos da sociedade civil organizada. A iniciativa foi uma proposição da vereadora Natália Lúcia Petry, visando a busca de medidas efetivas para solucionar os problemas decorrentes das chuvas, através de ações suprapartidárias. A vereadora citou também os objetivos de informar a população sobre as obras de reconstrução do município, projetos futuros e em andamento, e os investimentos em termos de recursos das três esferas.
O debate durou cerca de três horas e contou com a participação de autoridades locais e do Estado, de entidades do município e da comunidade. Estiveram presentes  o presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Negherbon, os vereadores Hideraldo Colle, Afonso Piazera Neto, Justino da Luz e Francisco Alves; o deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB); o promotor do Meio Ambiente, Alexandre Schmitt dos Santo; o diretor de recursos hídricos da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Edison Pereira de Lima; o prefeito em exercício Irineu Pasold; o presidente da Acijs (Associação Empresarial de , Durval Marcatto Júnior; o secretário-executivo da Amvali, Alessandro Vargas; o representante do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) Regional, Ricardo Meyer; o presidente da Associação das Imobiliárias, Ednilson dos Passos; o secretário Municipal da Defesa Civil, Jair Alquini e a presidente da Ujam (União Jaraguaense das Associação de Moradores) Andréa Zilsdorf. O público também pode se manifestar com relatos e perguntas dirigidas aos representantes dos órgãos.