Câmara aprova R$ 270 mil para Schützenfest 2011

vereador Justino da Luz (PT)

Um novo repasse para a Schützenfest 2011 foi aprovado pelos vereadores, na sessão desta quinta-feira, 1º. Desta vez, um crédito no orçamento no valor de R$ 271 mil destinados a contratação de serviços para a realização da festa. O projeto volta ao plenário na próxima semana para segunda votação.

O texto recebeu dois votos contrários, da bancada do PT. O vereador Justino da Luz mencionou matérias de jornais em que a prefeita Cecília Konell anunciava o repasse, por parte do governo do Estado, para a realização da festa. Lembrou que outros dois repasses para a festa com recursos do município foram aprovados pela Câmara.

Justino citou, também, a investigação por parte da Câmara através de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) e posteriormente uma CP (Comissão Processante) acerca dos investimentos públicos na edição de 2009. E disse que não votará mais repasses enquanto não for esclarecida aquela situação, que ensejou representações ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

João Fiamoncini seguiu o raciocínio. “Meu voto também é contrário, porque com R$ 270 mil dá para fazer uma creche ou várias outras obras. E do jeito que está nos bairros, para sair e ir à festa, o público não está mais prestigiando tanto”, argumentou.

Ao declarar o voto favorável, o vereador Afonso Piazera Neto lembrou que, desde o início, a Schützenfest foi subsidiada pelo município. “Se aprovamos recursos para outras entidades, a nossa festa maior merece ter um pouco de participação do município”, sustentou.

O vereador Jean Leutprecht questionou se os recursos contemplam o repasse que é feito todos os anos para as entidades. Segundo Piazera, não contempla, o que deverá ser feito por meio de projeto de lei específico.

Ex-presidente da Fundação Cultural, Natália Lúcia Petry disse ser conhecedora da formatação da festa, da necessidade de recursos públicos para que aconteça, do envolvimento das sociedades de tiro. “Um trabalho que fazem voluntariamente para manter viva esta tradição, as milhares de pessoas envolvidas no intuito de manter a cultura germânica”, comentou.

Ela lembrou que a etnia alemã é uma das grandes responsáveis pela colonização do município, “e um povo que merece ter a sua diversão”. “Vou votar favorável, mas gostaria que o líder de governo traga de que forma será atendida as sociedades. Meu voto é favorável pela importância que tem o evento em nosso município”, finalizou.

O placar da votação ficou em 8 sim e 2 não.