Câmara destina recursos para decoração natalina

Por unanimidade, os vereadores autorizaram o município a firmar convênio com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), através do qual serão investidos recursos públicos, R$ 320 mil ao todo, no projeto Natal Para Todos 2011. O projeto visa resgatar o espírito natalino, tendo o envolvimento de toda a sociedade, e promovendo o desenvolvimento do comércio da cidade.

A proposta foi amplamente debatida na sessão da última terça-feira, 6, quando primeiramente foi apreciada uma emenda assinada pela bancada do PT. Os autores João Fiamoncini e Justino da Luz incluíram a previsão de que a metade dos recursos contemple os bairros do município.

Para o vereador João Fiamoncini, não é justo que apenas a região central seja beneficiada, em detrimento do comércio de bairros, que acaba sendo prejudicado na época em que deveria incrementar as vendas. Entende que os recursos previstos não teriam como contemplar a toda cidade, porém que é preciso ampliar o projeto.

A vereadora Natália Lúcia Petry elogiou a iniciativa que, segundo ela, era a intenção quando o projeto foi lançado, em 2007, período em que presidia a Fundação Cultural. Porém, disse que se absteria na votação da emenda, uma vez que os recursos previstos consideram o que já estava projetado. “É importante que no próximo já se comece em bairro piloto, e futuramente todos os bairros possam ser contemplados. Em 2007 começamos com o caminhão do Papai Noel, distribuindo brindes, guloseimas, mas infelizmente o caminhão não está mais indo para os bairros, desde o ano passado”, comentou.

Ademar Possamai lembrou que o projeto foi discutido pelos vereadores conjuntamente com a CDL, quando inclusive foi mencionada a intenção de estender para os bairros. Também comentou que o Natal para Todos pretende decorar os espaços públicos, e não as lojas, o que compete a cada proprietário.

O presidente Jaime Negherbon lembrou que parte dos recursos a serem aplicados são oriundos do orçamento da Câmara de Vereadores, que antecipou R$ 125 mil ao Executivo para o investimento no projeto. Outros R$ 135 mil são provenientes do excesso de arrecadação do município.

“Obviamente se procura deixar beleza maior onde há uma passagem maior de pessoas. Por isto somos favoráveis ao projeto como está. E, para o próximo ano, devemos ver onde tem maior população e incluir mais bairros”, argumentou Afonso Piazera Neto.

O vereador Jean Leutprecht, que também se absteve na votação da emenda, informou que a reunião ocorrida na Câmara com a CDL acordou que alguns bairros já seriam completados este ano. Segundo ele, receberão a decoração a Ilha da Figueira, Barra do Rio Cerro, Nereu Ramos, Vila Lenzi e Santa Luzia.

Um dos autores, Justino da Luz disse que a intenção da emenda era justamente promover o debate sobre a necessidade de envolver os bairros com a decoração natalina. A emenda acabou rejeitada por cinco votos, com duas abstenções (Jean e Natália) e três favoráveis (João, Justino e Ademar Winter), mantendo o teor original do projeto, este aprovado por unanimidade.

Os vereadores irão, ainda, apreciar o projeto que abre o crédito no orçamento para a realização desta parceria.