Câmara institui medalha de honra ao mérito e bravura

DSC03896O projeto de lei que propõe a criação da “Medalha de Honra ao Mérito Geraldo Werninghaus” foi aprovado por unanimidade em primeira votação na sessão de ontem, 27. A medalha servirá para honrar munícipes jaraguaenses vivos que tenham prestado ato de grande bravura e heroísmo em situações de extrema necessidade e perigo eminente.

O proponente, vereador Eugênio Juraszek, vê na medalha uma forma de homenagear Geraldo Werninghaus, um dos fundadores da empresa Weg e atuante de grande importância na cena política do município. Geraldo foi eleito vereador no ano de 1992 e, em 1994, elegeu-se deputado estadual. No ano de 1996, foi eleito prefeito do município.

Ao pedir que os demais pares votassem favoráveis ao projeto, Eugênio afirmou que Geraldo o inspirou a entrar na vida política. “Um grande homem que deixou saudades, pena não ter ficado mais tempo entre nós”, lamenta.

O vereador Amarildo Sarti parabenizou Eugênio pela iniciativa, destacando a importância da figura de Geraldo Werninghaus para Jaraguá do Sul. “O senhor está resgatando o nome de um jaraguaense ilustre que ajudou o município a se desenvolver economicamente”, afirma. “Apesar da economia com as palavras, seu gesto e seu propósito dignificam a proposta”, complementou.