Câmara presta homenagem à WEG pelos 50 anos

vereador Ademar Possamai (DEM)

“A história da WEG se mistura com a de Jaraguá do Sul, com a de milhares de famílias e outras centenas de milhares de pessoas, assim como a minha própria história”, declarou o vereador Ademar Possamai, em sessão solene realizada ontem, 1, na Câmara de Vereadores.

A comemoração aos 50 anos de fundação da empresa foi uma iniciativa do vereador, funcionário há 29 anos. Possamai ressaltou o desenvolvimento ao passar do tempo. Hoje, a WEG é uma potência mundial em seu setor, com 22 fábricas espalhadas por cinco continentes e mais de 24 mil colaboradores.

“Na WEG aprendi muita coisa. Aprendi que valores, numa empresa, não são apenas palavras bonitas num quadro pendurado na parede. Valores fazem parte do DNA e são praticados todos os dias”, declarou.

A homenagem contemplou os três fundadores da WEG. Werner Voigt, Eggon da Silva e Geraldo Werninghaus, que deram início às atividades em abril de 1961. O vereador evidenciou a participação da empresa na comunidade, com o apoio a entidades dos mais variados segmentos, desde igrejas e escolas à Associação Comercial e Industrial, Bombeiros Voluntários e ONGs diversas.

diretor presidente da WEG - Harry Schmelzer Júnior

“A Werner, Eggon e Geraldo, a nossa homenagem singela e, principalmente, nosso agradecimento por terem plantado essa semente. O sentimento de pertencer a um espaço, de cuidar para que as pessoas e a cidade cresçam junto com a empresa. A gente cresce com a WEG. Jaraguá cresce com a WEG. E vamos continuar crescendo ainda mais e ter ainda mais sucesso nos próximos 50 anos”, encerrou.

Na ocasião, o diretor presidente Harry Schmelzer Júnior, explanou sobre a aproximação física e de valores da WEG com a Câmara de Vereadores. Ele citou a primeira instalação da empresa, vizinha da Câmara Municipal, onde hoje está localizado o atual prédio do Museu da WEG. “É uma vizinhança de ideias e de valores. Porque do mesmo jeito que na Weg todos trabalham com foco no crescimento sustentável da empresa e das comunidades onde estamos inseridos, a Câmara tem como missão zelar pelo crescimento de Jaraguá do Sul”.

Um dos fundadores da WEG, Werner Voigt esteve presente na solenidade e comentou sobre o trabalho e esforço dedicado à empresa. Ele exemplificou o crescimento da empresa a partir da confecção de motores de pequeno porte, refletindo hoje na produção de 24 mil motores semelhantes por dia. Além disso, Voigt é um dos fundadores da Sociedade Cultura Artística (Scar) de Jaraguá do Sul.

A prefeita Cecília Konell foi representada pelo secretário da Indústria e Comércio, Célio Bayer, que afirmou que uma das preocupações da marca é a mesma que tiveram os fundadores: a qualificação profissional. O projeto Centro WEG é um exemplo disto. Ele completou dizendo que muitos integrantes deste projeto hoje são grandes profissionais.

“Incentivar o crescimento da comunidade e investir em projetos que façam a diferença é a melhor maneira de garantir o futuro. E este tem sido desde o início o espírito desta magnífica empresa”, finalizou o secretário.