Centenário de escola é apresentado na Câmara

aluna Jaqueline Vieira

Representantes da escola municipal Luiz Gonzaga Ayroso, do bairro Jaraguá 84, estiveram presentes na sessão de ontem, 2, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. A escola comemora o centenário de fundação, com um roteiro de eventos no sábado, 6. Na verdade, a escola tem 104 anos. A oficialização se deu em 14 de janeiro de 1907.

De acordo com a diretora Zenaide Pezetti, a programação de aniversário acontece somente em agosto, porque era preciso mais tempo para se fazer o levantamento histórico. Zenaide ressaltou que o objetivo da escola é divulgar o trabalho de resgate histórico e apresentar o Jaraguá 84 à comunidade como um bairro rico culturalmente.

Autora do livro que conta a trajetória da escola, a professora Leoni Narloch falou que, além do levantamento de documentos antigos, a instituição realizou um café centenário no dia 15 de julho . O evento recebeu idosos, ex-alunos da instituição. “Conseguimos reunir quatro gerações, Nos enriquecemos muito com as histórias de vida, com o depoimento das pessoas que nos visitaram”, observou.

Leoni disse que a escola, no passado, pertenceu ao governo estadual e passou por um processo de municipalização. Segundo ela, a história do patrono também foi resgatada em uma pesquisa que resultou na descoberta da seriedade e comprometimento de Luiz Gonzaga Ayroso em sua prática pedagógica.

Ao final, a professora fez um convite aos vereadores e comunidade em geral, para participarem da programação comemorativa do centenário. O evento se inicia às 9h com desfile histórico pelas ruas do bairro. O cerimonial com homenagens e demais atividades se encerra às 18h.