Estudantes do projeto Câmara.Com Você lotaram plenário da Câmara

A sessão desta terça-feira, 29, foi marcada pela presença dos alunos integrantes do Projeto Câmara.Com Você. Foi a primeira vinda deles à Câmara este ano, o terceiro de execução do projeto, que leva aos estudantes dos terceiros anos explicações sobre o papel dos vereadores, cidadania e importância do voto consciente.

Lotaram o plenário da Câmara alunos dos colégios por onde a equipe do projeto já passou este ano: Alvino Tribess, Euclides da Cunha, Elza Granzotto Ferraz, Holando Marcelino Gonçalves e Senai. Professores e diretores também se fizeram presentes, além de outras autoridades, entre as quais o citado suplente de vereador Vilmar Delagnolo.

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

A vereadora Natália Lúcia Petry explicou que este ano as reivindicações dos alunos são apresentadas em formato diferente. Os pedidos serão encaminhados aos órgãos competentes da administração pública através de ofício. Até ano passado, as solicitações eram feitas por meio de indicações, subscritas pelos vereadores. Como os pedidos são recorrentes, o regimento interno da Câmara não permite a apresentação de proposição idêntica na mesma legislatura.

A maioria dos pedidos, informou a vereadora, diz respeito a melhorias nas áreas de saúde, lazer, infraestrutura viária e ampliação de vagas em creches. Natália aproveitou para mencionar indicação de sua autoria que solicita implantação de praças de lazer padronizadas com quadra esportiva, playground, academia ao ar livre, projeto paisagístico, bancos, mesas e sanitários. A sugestão é que seja feito e executado um projeto piloto, na intenção de contemplar as necessidades de toda família.

Ela disse ter ficado surpreendida com a atitude do presidente da Fundação de Esportes, Valdir Bordin, com quem se reuniu para tratar da questão. “Infelizmente me surpreendeu a atitude do presidente ao dizer que somos vereadores de oposição, que não gostaria que tornasse pública a reunião. Achei provinciana a colocação, uma vez que esta Casa aprova todos os projetos de interesse da comunidade”, declarou.

Informações sobre pedidos

O vereador Lorival Demathê informou as ações da administração municipal sobre as solicitações feitas pelos estudantes, em especial da Escola Euclides da Cunha. Sobre os pedidos de asfaltamento, disse que há projetos em andamento para as ruas Francisco Greter e Paulo Voltolini. Acerca das creches, informou que há projetos para construção de duas creches no Ribeirão Cavalo. O problema, disse, é que a burocracia nos órgãos públicos é mais demorada que a execução das obras. Outra creche está prevista em condomínio a ser construído com recursos do PAC 2, além de um posto de saúde. Informou, ainda, que será construída uma área de lazer na Rua Leodato Garcia.

Por sua vez, o vereador Jaime Negherbon comentou que a atual legislatura já apresentou mais de mil indicações ao Executivo, com as mais diferentes reivindicações. Segundo ele, é a forma que os vereadores têm de fazer as solicitações, feitas pela própria comunidade. “Mas quem deve realizar as obras é o Executivo”, concluiu, parabenizando os alunos pela participação.

Após a apresentação de um vídeo produzido pela TV Câmara sobre a execução do projeto este ano, cada escola indicou um aluno para fazer a leitura das solicitações. Andriele Schmitz representou o colégio Homago, Jordana Tisse a Euclides da Cunha, Cleberson da Silva Ferreira, a Escola Elza Granzotto Ferraz, Silmar Luiz Pagno Junior a Alvino Tribess e Bruno Augusto Ohlweiler o Senai.