Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

História da participação do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial

COMPARTILHE

 Ivo Kretzer, secretário executivo da Assoc. Nacional da Força Expedicionária Brasileira regional de Jaraguá do Sul
Ivo Kretzer, secretário executivo da Assoc. Nacional da Força Expedicionária Brasileira regional de Jaraguá do Sul

A Câmara de Vereadores recebeu o secretário executivo da Associação Nacional da Força Expedicionária Brasileira regional de Jaraguá do Sul, Ivo Kretzer, na sessão de ontem, 24. Ele apresentou a história da participação do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial, contando com soldados da região do Vale do Itapocu.

A 2ª Guerra teve início para os soldados do município em 1944. Somavam-se 62 pracinhas, 40 de Jaraguá do Sul e os demais das regiões vizinhas. Dos 97 participantes, atualmente, a cidade tem sete veteranos da FEB, devido aos falecimentos ou não residirem mais na região. O secretário executivo da ANFEB regional mencionou a presença de alguns dos veteranos e lembrou a importância de todos os heróis que já se foram.

A fundação da FEB no município ocorreu em 25 de julho de 1976. A associação faz parte das 43 associações em todo o Brasil.

O secretário explicou que há três movimentos na região. Em Jaraguá, a frente do Museu da Paz e outros em Guaramirim e Corupá. As comemorações solenes da fundação são a Batalha de Monte Castelo em fevereiro e o Dia da Vitória em maio. No dia 16 de julho comemora-se em Guaramirim a entrada do primeiro escalão da FEB na guerra. E por fim, o desfile no Dia da Pátria encerra as atividades.

De acordo com Kretzer, a ANFEB regional carecia de um espaço maior. A Prefeitura Municipal doou o prédio da antiga estação ferroviária para a instalação do Museu da Paz em 2004. Desde então, a Praça do Terminal, como é conhecida, em frente ao museu, passou a ser denominada Praça do Expedicionário.

Dentre as atividades da associação, destaca-se a mais recente ocorrida em novembro do ano passado. Jaraguá do Sul sediou o 22º Encontro dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, reunindo os ex-soldados de todo o país.

Para finalizar, Kretzer agradeceu aos vereadores pela oportunidade de divulgar os trabalhos da associação na comunidade. “O militarismo está junto conosco e iremos continuar a luta, porém com o objetivo que é a conquista da paz”, concluiu.