História da participação do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial

Ivo Kretzer, secretário executivo da Assoc. Nacional da Força Expedicionária Brasileira regional de Jaraguá do Sul

A Câmara de Vereadores recebeu o secretário executivo da Associação Nacional da Força Expedicionária Brasileira regional de Jaraguá do Sul, Ivo Kretzer, na sessão de ontem, 24. Ele apresentou a história da participação do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial, contando com soldados da região do Vale do Itapocu.

A 2ª Guerra teve início para os soldados do município em 1944. Somavam-se 62 pracinhas, 40 de Jaraguá do Sul e os demais das regiões vizinhas. Dos 97 participantes, atualmente, a cidade tem sete veteranos da FEB, devido aos falecimentos ou não residirem mais na região. O secretário executivo da ANFEB regional mencionou a presença de alguns dos veteranos e lembrou a importância de todos os heróis que já se foram.

A fundação da FEB no município ocorreu em 25 de julho de 1976. A associação faz parte das 43 associações em todo o Brasil.

O secretário explicou que há três movimentos na região. Em Jaraguá, a frente do Museu da Paz e outros em Guaramirim e Corupá. As comemorações solenes da fundação são a Batalha de Monte Castelo em fevereiro e o Dia da Vitória em maio. No dia 16 de julho comemora-se em Guaramirim a entrada do primeiro escalão da FEB na guerra. E por fim, o desfile no Dia da Pátria encerra as atividades.

De acordo com Kretzer, a ANFEB regional carecia de um espaço maior. A Prefeitura Municipal doou o prédio da antiga estação ferroviária para a instalação do Museu da Paz em 2004. Desde então, a Praça do Terminal, como é conhecida, em frente ao museu, passou a ser denominada Praça do Expedicionário.

Dentre as atividades da associação, destaca-se a mais recente ocorrida em novembro do ano passado. Jaraguá do Sul sediou o 22º Encontro dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, reunindo os ex-soldados de todo o país.

Para finalizar, Kretzer agradeceu aos vereadores pela oportunidade de divulgar os trabalhos da associação na comunidade. “O militarismo está junto conosco e iremos continuar a luta, porém com o objetivo que é a conquista da paz”, concluiu.