Irmã explana sobre processo de beatificação

SESSÃO ORDINÁRIA 032A irmã da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, Edena Bittencourtt, esteve na sessão de ontem, 04, a convite do vereador Arlindo Rincos, para discorrer sobre o processo de beatificação do Padre Aloísio Boeing. Segundo Edena, por determinação do Vaticano, os trâmites só puderam ser encaminhados cinco anos após o falecimento do padre. “Num primeiro momento, enviamos o pedido para Roma, que deu retorno positivo em menos de um ano”, conta.

A primeira fase iniciou em 2013 e contou com uma extensa pesquisa sobre a vida civil e religiosa do Padre Aloísio, além de entrevistas com as pessoas ligadas a ele em vida. “Foram entrevistadas 35 pessoas, incluindo bispos, cardeais, amigos e familiares”, ressalta. Documentos escritos por Aloísio também foram analisados e serão entregues presencialmente a dois padres e um postulador de Roma que farão a aprovação do material, concluindo a primeira etapa no próximo dia 17.

O segundo passo consiste na comprovação dos milagres executados pelo Padre Aloísio. Edena conta que para a comprovação acontecer, é preciso que não haja explicação médica para alguma cura ou graça relacionada ao padre. “Temos mais de 100 graças no túmulo do padre, mas encaminhamos cerca de três casos para Roma”, revela.

O vereador Arlindo Rincos agradeceu a presença da Irmã Edena e solicitou que a Casa estude a possibilidade de iniciar a sessão ordinária do dia 17 de março mais cedo para que os edis possam participar do evento de encerramento da primeira fase do processo.