Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Líder de governo informa sobre interdição de igreja no Rio da Luz

COMPARTILHE

Sessão Ordinária 065O vereador Pedro Garcia (PMDB) utilizou a tribuna na sessão desta quinta-feira (09/04), para esclarecer questionamentos feitos pelo parlamentar Jair Pedri, em relação às áreas interditadas pela defesa Civil, especialmente a Comunidade Nossa Senhora da Luz, no bairro Rio da Luz.

Garcia explicou que Jaraguá do Sul possui mais ou menos 500 casas interditadas desde 2008. “Alguns proprietários desses imóveis já foram beneficiados com novas moradias. Outros, ainda pensam em voltar para a antiga residência. Visitamos nesta semana algumas dessas áreas, para pedir a Secretaria da Defesa Civil fazer uma revisão das interdições”, esclareceu.

Quanto ao caso da Comunidade Nossa Senhora da Luz, o líder de Governo comentou que “existe uma pedra enorme encostada na Churrasqueira e o paredão é muito elevado para fazer algum trabalho de remoção. Conversamos com algumas pessoas e nos mostraram o preocupação com a segurança desse local”.
O vereador Jair Pedri ressaltou que não contesta o laudo das interdições, mas é preciso dizer para as pessoas o que eles precisam fazer. “Não vejo empenho da Defesa Civil neste processo. Os geólogos, os engenheiros precisam dar um retorno para a sociedade, para que as pessoas saibam o que devem fazer”, enfatizou.

Jeferson de Oliveira disse que a Defesa Civil deve apresentar os resultado do trabalho da empresa GeoEnv, que iniciou em 2013 monitoramentos de áreas de risco, iria produzir laudos e demais ações. “Não vimos nada até agora e também não se fala mais neste trabalho e nem no seu resultado”, cobrou.

Para o vereador João Fiamoncini está faltando vontade da pasta em resolver situações como esta situação e outras mais simples. O líder de Governo informou que “Jaraguá do Sul tem em torno de 19 áreas mapeadas como de risco e outros 14 pontos espalhados por diferentes bairros. A estimativa aponta cerca de cinco mil residências com algum grau de risco”.
De acordo com Pedro Garcia “os laudos que apontam a necessidade de interdição foram feitos por diferentes técnicos, especialistas daqui, outros vindos de Florianópolis e Brasília. O poder público pode e deve revisar algumas situações, mas precisa garantir a segurança dessas famílias em primeiro lugar”.

A presidente da Câmara de Vereadores Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, lembrou que tem requerimento de sua autoria do ano de 2009, para que esta reavaliação das interdições seja realizada. “Desde que apresentamos este pedido nada foi feito. É preciso rever esta situação, pois já tivemos outras adversidades naturais e muitos destes locais interditados nada sofreram. Vamos colocar este assunto em pauta na próxima reunião com o prefeito Dieter Janssen”, afirmou.

Garcia antes de finalizar, disse que buscará mais informações junto aos profissionais da Defesa Civil para esclarecer esta situação.