Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NOTAS DA CÂMARA 13|05|2015

COMPARTILHE

10987489_417506825092158_1787175540873971906_nPOSTO DE SAÚDE

O vereador Jair Pedri (PSDB) solicitou ao vereador e líder e governo, Pedro Garcia (PMDB), para que informasse com precisão aos parlamentares e a comunidade sobre data e horário que o Posto da Vila Lenzi será finalizado e entregue aos moradores daquela região. Pedri disse que é uma área pequena, mas é preciso saber qual a dificuldade em terminar esta obra. Outra situação cobrada pelo parlamentar foi a Capela Mortuária, também no mesmo bairro. “Precisamos saber quando essas obras serão entregues de fato, para que possamos falar isso a população”, ressaltou.

ESCOLAS

João Fiamoncini (PT) comentou sobre a falta de vagas em creches no bairro Santo Antonio. Falou que a região tem três escolas e mesmo assim existem crianças fora das salas de aula. Disse que o governo estadual construiu um grande escola no bairro, mas que possui salas sem ocupação. O vereador sugeriu que o setor de educação de Jaraguá do Sul possa conversar com o Estado, para que estas salas que ficam desocupadas nesta nova estrutura, possam abrigar alunos da rede pública municipal, para assim, abrir vagas nas unidades de ensino aumentando a oferta para quem precisa. Ele disse ainda que vai agendar reunião com a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul e Secretaria de Desenvolvimento Regional para tratar do assunto. “No Santo Antonio, é grande a demanda de crianças entre zero e cinco anos que buscam vagas nos Centros de Educação Infantil. Quem sabe esta conversa entre os órgãos municipal e estadual pudesse encaminhar uma solução”, finalizou.

OBRAS

Voltando a questionar a finalização de obras na cidade, o vereador Jeferson de Oliveira (PSD) disse que o Centro Municipal de Educação Infantil Apolônia Junkes, no Firenze, que já deveria estar em funcionamento continua com sua conclusão atrasada. “Este é um centro que os moradores aguardam ansiosos pela sua abertura, pois precisam destas vagas”, comentou. Oliveira lembrou ainda que a rua onde está localizada a creche precisa ser asfaltada. Disse não acreditar que a unidade vai ter seu funcionamento iniciado antes da pavimentação da via. “Precisamos de uma definição para a entrega desta obra. A cobrança é muito grande dos moradores”, enfatizou.

CORREIOS

Arlindo Rincos discorreu no espaço da Ordem do Dia, na sessão desta terça-feira (12/05), sobre as ações do grupo que discute os trabalhos dos Correios em Jaraguá do Sul. Lembrou que no dia oito de maio estiveram reunidos na Câmara de Vereadores, com a presença do representante da gerência regional dos Correios em Florianópolis, João Magalhães, representante da Prefeitura Roberto Zender, bem como integrante da empresa na cidade. O vereador disse que “nesta ocasião foram debatidas as causas da não entrega de correspondência no município”. Para dar os encaminhamentos à situação, Rincos afirmou que marcará, por intermédio do gabinete do deputado estadual Vicente Caropreso, reunião com o Diretor Regional dos Correio em Florianópolis, Paulo Oliveira de Andrade. “Queremos, após esta reunião, ter os encaminhamentos para amenizar este problema das entregas em Jaraguá do Sul. Muitas das decisões devem partir de Brasília, mas vamos trabalhar para que este pleito chegue ao congresso nacional, buscando a sensibilização das autoridades para a realização de concurso público”, salientou. Ao finalizar o parlamentar pontou que a necessidade dos Correios de Jaraguá do Sul são de 14 carteiros e mais uma pessoa para atendimento ao público.

SENADOR
O líder do governo, vereador Pedro Garcia (PMDB), usou a tribuna para homenagear o Senador peemedebista Luis Henrique da Silveira, que faleceu no domingo (10/05), em Joinville. Afirmou que a morte do político “é uma perda que enluta profundamente todo País”. Garcia comentou que Luiz Henrique era um extraordinário homem público, e o fato de nunca ter perdido uma eleição explica a admiração conquistada durante toda sua trajetória. “Não perde apenas o Estado de Santa Catarina, mas toda a política nacional. “O Senador LHS era exemplo de homem público e amigo”, enalteceu. Lembrou que o Senador nasceu em 25 de fevereiro de 1940, em Blumenau, e iniciou sua vida pública em 1971, quando foi eleito presidente do Diretório Municipal do MDB de Joinville e posteriormente presidente do Diretório Nacional do PMDB. Luiz Henrique foi prefeito de Joinville por três mandatos, deputado estadual, deputado federal, Ministro da Ciência e Tecnologia e Governador de Santa Catarina por duas oportunidades. Eleito senador, assumindo o cargo em 2011, no qual ficaria até 2019. Também foi patrono Fundador da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e incentivador da criação do Femusc de nossa cidade. Como sinal de luto pela morte do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), Pedro Garcia foi um minuto de silêncio em sua homenagem.

PROJETOS
Os vereadores jaraguaenses aprovaram na sessão de terça-feira (12/05) dois projetos de iniciativa do executivo, por 10 votos. Em primeira votação do Projeto de Lei Ordinária nº 54/2015, que autoriza a abertura de crédito adicional no valor de R$ 200 mil, para atender despesas com a aquisição de combustíveis e lubrificantes para a Secretaria Municipal de Obras. Estes recursos foram repassados pelo legislativo jaraguaense. Também em primeira votação o Projeto de Lei Nº 56/2015, que também autoriza abertura de crédito no montante de R$ 11 mil, no orçamento da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Agricultura, para atender despesas com a contratação de serviços de horas máquina, caminhões e equipamentos e o pagamento de despesas fixas da secretaria como água, energia elétrica, telefone, aluguel, seguro, entre outras.