NOTAS DA CÂMARA – Incentivo aos cervejeiros, Projeto Legal e Paralela na 25 de Julho

PROJETO PLANTANDO SAÚDE

Eugênio Juraszek anunciou na tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão desta terça-feira (21), que vai realizar uma reunião com agricultores de Jaraguá do Sul sobre o projeto Plantando Saúde, que pretende apresentar em breve no Legislativo jaraguaense. O encontro será nesta quarta-feira (22) às 16h na Tifa Lemmertz. Vamos fazer um grande debate sobre essas verduras e legumes. Hoje vemos muito veneno nas plantações. Esses produtos vão para as escolas e não sabemos se têm agrotóxico ou não. Temos que resguardar nossas crianças”, destacou.

TELHADO DE ESCOLA CONSERTADO

Ademar Winter afirmou ao líder de governo, Marcelindo Gruner, que seu pedido de apoio para a escola Gertrudes Milbratz na manutenção do telhado não precisa mais ser atendido, pois a comunidade já resolveu o problema com os próprios recursos.

PROJETO LEGAL

Marcelindo Gruner trouxe à sessão alguns dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo que, segundo sua avaliação, mostra que a culpa pela demora na liberação de projetos não é dos servidores da Prefeitura. Dos 114 processos encaminhados pelo Projeto Legal, 48 foram aprovados de imediato e 64 foram devolvidos porque os engenheiros ou arquitetos esqueceram de algum detalhe. Eles mandam o projeto para o Executivo faltando coisa, esperando que os funcionários da prefeitura conserte os erros”, ressaltou.

ALVARÁS

O vereador Jackson de Ávila afirmou que a situação dos alvarás em Jaraguá do Sul já está melhorando. “Falei com um amigo meu e sua mulher. Me disseram que os alvarás já começaram a acelerar um pouco. Eu propus alvará em 30 dias e alvará provisório aqui. Isso gera mais empregos e mais renda para o município. A gente sabe quantas pessoas estão por aí há anos tentando liberação de alvará”, lembrou.

PARALELA À RUA 25 de JULHO

Celestino Klinkoski comentou sobre sua indicação 206/2017 que pede novo projeto para a construção de uma paralela na 25 de Júlio, no bairro Vila Nova. “Sabemos que na Figueira tem a Via Verde e o projeto tá lá parado. E na 25 de Júlio já foi feito um estudo técnico e o projeto também está parado. Os projetos tem que andar. Nossa população vai crescer, então, mesmo que de forma lenta, temos que dar continuidade aos projetos de trânsito, caso contrário vai ser difícil lá na frente”, argumentou.

CRECHE NO RIO MOLHA

Da mesma maneira, Marcelindo Gruner comentou sua indicação 243/2017 que solicita a construção de uma creche no bairro Rio Molha. O parlamentar salientou que um estudo apontou que há em torno de 164 crianças em fase de creche na localidade. Gruner lembrou que a situação financeira da Prefeitura não é boa, mas afirmou que se faz necessário essa indicação para que se coloque numa lista de prioridades.

INCENTIVO ÀS CERVEJARIAS ARTESANAIS

Eugênio Juraszek explicou os motivos que o fizeram trabalhar na elaboração de um projeto de lei que regularize e incentive os cervejeiros artesanais em Jaraguá do Sul. “A intenção é valorizar essa produção, promover o turismo e o comercio local. Assim como Blumenau na Oktoberfest, recebemos muitos turistas na nossa schutzenfest. A intenção é integrar os cervejeiros a essa festa. Muitos não se dedicam todo tempo à produção de cerveja por conta das dificuldades que envolvem esse trabalho”, explicou.

CAMPEÕES NA ARGENTINA

Marcelindo Gruner usou da palavra livre durante a sessão para registrar e parabenizar a Associação de Pais e Amigos Incentivadores do Futebol pelas conquistas nos torneios disputados na Argentina. Os torneios envolveram equipes de base do futsal. “É isso que nós queremos: o esporte amador forte. É o lazer mais barato que temos em nossa cidade. O esporte amador tem todo nosso apoio”, ressaltou.