Oliveira comenta iluminação LED e serviço de verificação de óbito

Sessão Ordinária e Câmara.com 046O vereador Jeferson de Oliveira utilizou a tribuna na sessão dessa terça-feira (09/06) para reforçar o pedido de utilização de LED na iluminação pública de Jaraguá do Sul. Segundo ele, adotar a prática da implantação desse tipo de luz, representa economia, melhoria na iluminação e que ainda traz ganhos para o meio ambiente. Ele conta que solicitou para a presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, que a Câmara destine algum valor de suas sobras de verba para o setor de urbanismo. “O LED é sim mais caro, mas é mais econômico e cinco vezes mais durável”, afirma. “Só tem a somar para a comunidade”, garante.

Oliveira também comentou o episódio do jovem que faleceu durante o final de semana no Bairro Rio Cerro. Segundo ele, a família teve que esperar durante quatro horas até que o corpo fosse retirado do local. Jeferson conta o corpo de bombeiros esteve durante todo o tempo com os familiares, mas infelizmente não podiam retirar o corpo por falta de um profissional que fizesse o atestado de óbito. “Existe a opção de fazer um convênio com o hospital para que se tenha um profissional para situações como essa”, afirma. “São poucos os casos, mas quando acontece, são famílias que sofrem”, diz.

O vereador também relatou que durante a reunião com a presença da Secretaria da Saúde, solicitou um angiologista para o município. “Anos se passam e não tem um profissional porque o concurso aberto pede uma exigência difícil de alcançar”, conta. Jeferson de Oliveira acredita que o problema poderia ser resolvido com um empenho maior do setor jurídico da prefeitura. “O jurídico poderia retirar a exigência de RQM no concurso e o profissional poderia estar atuando”, afirma.

Direcionando a fala para os alunos do Projeto Câmara.Com Você que acompanhavam a sessão, Jeferson de Oliveira utilizou um exemplo pessoal para destacar a importância da busca por direitos. “Uma conta de luz que eu pagava mensalmente R$ 800 reais se tornou R$ 1.985 e fui à Celesc para saber o que aconteceu”, relata. Segundo ele, por dois meses a medição não foi realizada e agora estavam cobrando os valores com atraso. “Isso pode acontecer na casa de vocês também”, diz. “Nós brigamos muito por conta de aumentos indevidos em contas de água, luz etc”, afirma. Para ele, a sociedade precisa de novos políticos e que isso depende da juventude que precisa escolher de maneira honesta e consciente.