Pavanello apresenta relatório de obras

Sessão Ordinária 023O ex-secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Alcides João Pavanello, participou da sessão ordinária de terça-feira (02/06), para apresentar as ações do governo estadual que estão em andamento na cidade. A presença do secretário foi convite dos vereadores Jair Pedri e Jeferson de Oliveira.

Pavanello iniciou sua fala comemorando o anuncio da estadualização da BR 280, que permitirá ao Estado de Santa Catarina realizar benfeitorias, bem como trabalhar para viabilizar a duplicação desta rodovia, que já conta com recursos reservados. “Esta foi uma conquista de toda a região e da classe política regional e empresarial, que estiveram empenhados para que isso ocorresse. Comentou que os investimentos na Regional de Jaraguá do Sul desde 2011, nos municípios de Corupá, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder chegam a R$ 367 milhões. Ele lembrou que Jaraguá do Sul recebeu pelo Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) R$ 3,9 milhões que foram aplicados em pavimentações.

Elencou obras que estão em andamento como a revitalização e pavimentação da SC 110, com custo de R$ 11,4 milhões, asfaltamento de ruas como Affonso Nicoluzzi, com valor de R$ 3 milhões, Werner Stange R$ 200 mil e o concretamento da Francisco Stinghen R$ 110 mil. Ainda na infraestrutura no município, enumerou ações como o repasse de recursos para a implantação de faixas elevadas para pedestres com valor de R$ 100 mil, o financiamento pelo Badesc Juro Zero de R$ 8,9 milhões, que está sendo aplicado na construção da ponte entre os bairros Rau e Amizade, a construção de ponte no Jaraguazinho R$ 60 mil, as 25 casas modulares da Defesa Civil, no valor de R$ 950 mil e a verba para a obra do Centro de Inovação R$ 5,2 milhões.

Ainda no relatório de ações da SDR Jaraguá do Sul, a cidade também recebeu duas novas escolas estaduais, uma no Santo Antônio e outra no bairro Tifa Martins no valor de R$ 6 milhões cada uma. Citou a ampliação e a abertura de ambulatório no Presídio Regional com investimentos na casa dos R$ 7,2 milhões e lembrou dos repasses de R$ 265,3 mil, reforma Capela Mortuária na Vila Lenzi e a edificação da Praça Álvaro Mann, no bairro Centenário com recursos no valor de R$ 367,3 mil.

Alcides Pavanello também falou da parceria com a saúde jaraguaense, onde o Estado destinou cerca de R$ 20 milhões para cada um dos hospitais São José e Jaraguá. O secretário falou ainda da construção do Canil 14º BPM que custou R$ 126 mil e a destinação de veículo Base Móvel e viaturas da PM. Ele também fez um panorama das ações em todos os demais municípios do Vale do Itapocu. “Nestes 10 meses que estive a frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional trabalhei muito para que obras e recursos fossem viabilizados para a região. Foi uma satisfação participar deste trabalho”, enalteceu.

O vereador Jeferson de Oliveira solicitou mais detalhes da estadualização da BR 280. Pavanello explicou que após muito trabalho para encontrar uma saída jurídica para que este trecho fosse destinado ao estado este processo foi concluído. “Após toda a justificativa feita, o Dnit anunciou o processo de estadualização e que deve, nos próximos dias, ser publicado no diário a Oficial da União. Depois de publicado o Estado já pode trabalhar na via”, explicou. Arlindo Rincos questionou se a estadualização seria apenas uma concessão ou doação. Alcides disse que em primeiro momento seria uma concessão, mas que está prevista a doação deste trecho ao Estado.

Já o vereador Jocimar de Lima parabenizou pelos trabalhos e pelo desempenho frente a pasta. O vereador Pedro Garcia também parabenizou o secretário e comentou da importância do novo colégio no bairro Santo Antônio, que vai ofertar cursos técnicos para a capacitação dos jovens.

Ademar Winter solicitou informações de quanto foi liberado pelo governo estadual para a pavimentação da Rua João Franzener. Pavanello garantiu que irá buscar os dados e encaminhar por escrito ao parlamentar.

Ao finalizar desejou sorte ao seu substituto, Drº Leonel Floriani e afirmou que receberá a Secretaria com boas condições e a certeza de que o governo estadual vai investir em todas as regiões catarinenses. “São cerca de R$ 4 bilhões previstos para investimentos e tenho certeza que o Vale do Itapocu receberá obras que são necessárias”, finalizou.

A presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, agradeceu a participação de Alcides Pavanello e enalteceu sua parceria com o legislativo jaraguaense. “Pela primeira vez um secretário regional aceitou todos os convites desta Casa para prestar informações. Isto é importante o que comprova seu comprometimento, sua presença na comunidade e respeito com a Câmara de Vereadores”, enalteceu. Natália desejou ainda sucesso ao secretário Leonel Floriani que assume a SDR de Jaraguá do Sul e afirmou que fará um excelente trabalho no comando desta secretaria.