Pedidos dos alunos da Escola Julius Karsten são debatidos

aluna Janara Vicente

As indicações sugeridas pelos alunos da Escola Julius Karsten dentro do Projeto Câmara.Com Você geraram manifestações de vereadores na sessão desta terça-feira, 9, quando foram aprovadas. A primeira a se pronunciar foi a vereadora Natália Lúcia Petry, para quem os alunos, apesar da tenra idade, já conseguem identificar as reais necessidades da população em áreas como saúde, educação e segurança.

Um dos pedidos dos alunos trata da contratação de professores substitutos, para a qual pedem agilidade. A vereadora explicou que se trata de uma competência do governo do Estado e uma ação “necessária e urgente”. “Sabemos que tem muitos alunos que terminam o ensino médio sem terem todas as disciplinas do currículo. Muitas disciplinas não têm professores, e os governantes enganam a sociedade, porque não há respeito ao direito do nosso escolar”, declarou Natália, informando que a solicitação será feita através da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Em relação ao pedido relacionado aos atendimentos nos postos de saúde, a vereadora comentou que se trata de tema recorrente na Câmara, e que vai propor uma audiência pública para abrir com toda a sociedade a discussão sobre a falta de médicos nos postos de saúde. “As estruturas são boas, mas falta o principal, a mão de obra”, colocou, citando artigo do presidente da OAB, Raphael Rocha Lopes, em que traça um comparativo entre os postos sem médicos ao de uma Prefeitura sem prefeito, por exemplo.

Acerca da indicação para transformar o Ginásio Arthur Müller em um patrimônio histórico do município, Natália explicou que o imóvel precisa ter mais de 40 anos, o que não é o caso. “Desta forma que é demonstrado o apoio da administração municipal ao lazer e ao esporte do município. É deixando cair na cabeça das pessoas este espaço que serviu e muito ao esporte, ao lazer, à cultura e hoje está ali, sendo tombado. Não da maneira proposta pelos alunos, mas pelo descaso”, criticou o vereador Jean Leutprecht, informando que nos próximos dias “estaremos propondo ações mais drásticas em relação ao Arthur Müller”.

O vereador Amarildo Sarti fez uma explicação acerca de alguns dos pedidos feitos pelos alunos. Sobre a Rua Waldemar Rau, informou que o asfaltamento da via tem processo licitatório em andamento, caso também da ponte que será feita no local. Em relação às obras de recuperação do acostamento da Rua Carlos Enke, Sarti informou que está sendo trabalhado junto à comunidade Católica da Santa Clara para comodato do terreno.

Sobre a Rua Cecília Planinscheck Marquardt, o vereador informou que já foi feita reunião no bairro Vila Rau, ocasião em que foi informado de que a mesma será pavimentada pela empresa que fará a obra no condomínio industrial. Sarti comentou ainda que está em processo de licitação a pavimentação de ruas do Estrada Nova.

Pedidos dos alunos que viraram indicações

De todos os Vereadores

Nº 447/2011 –            “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE PROVIDENCIAR COM URGÊNCIA MELHORIAS NA PONTE LOCALIZADA NA RUA 732 – WERNER STANGE, POSSIBILITANDO OBRAS DE DRENAGEM, E SUBSTITUIÇÃO DESTA QUE É DE MADEIRA POR UMA DE CONCRETO”.

Nº 448/2011 –            “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE INTENSIFICAR A FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA NOS SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO”.

Nº 449/2011 –            “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE REALIZAR MELHORIAS EM TODA A EXTENSÃO DA RUA 162 – DONA ANTÔNIA, NO CENTRO DO MUNICÍPIO, UMA VEZ QUE A VIA ESTÁ INTRANSITÁVEL, PELA CONDIÇÃO QUE SE ENCONTRA A PAVIMENTAÇÃO COM PARALELEPÍPEDOS”.

Nº 450/2011 –            “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE PROVIDENCIAR A RECUPERAÇÃO DO ACOSTAMENTO DA RUA 964 – CARLOS ZEMKE, NO BAIRRO RAU”.

Nº 451/2011 –            “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE VERIFICAR A POSSIBILIDADE DO TRANSPORTE ESCOLAR SER GRATUITO PARA AQUELES QUE MORAM MAIS DISTANTES DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO BÁSICO”.

Nº 452/2011 –            “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DAS RUAS 636 – CECÍLIA PLANINSCHECK MARQUARDT E 732 – WERNER STANGE, NO BAIRRO RAU, E NO MESMO SENTIDO REALIZAR O ASFALTAMENTO DAS RUAS DO LOTEAMENTO PRIMAVERA, NO BAIRRO ESTRADA NOVA”.

Nº 453/2011 –            “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE PROMOVER MELHORIAS NAS ÁREAS DE LAZER LOCALIZADAS NO BAIRRO RAU E ESTRADA NOVA”.

Nº 454/2011 –            “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, EVIDENCIE ESTUDOS NO SENTIDO DE TORNAR O GINÁSIO DE ESPORTES ARTHUR MÜLLER PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO NOSSO MUNICÍPIO”.