Pedri comenta falta de medicamentos

Sessão Ordinária 008O vereador Jair Pedri (PSDB) usou espaço da Ordem do Dia, na sessão de terça-feira (02/06), para cobrar informações do líder de governo, Pedro Garcia, sobre a falta de medicamentos nas farmácias básicas. Pedri comentou que foi publicado por uma rádio da cidade que está em falta, nas farmácias básicas do município, cerca de 60 medicamentos. “Pelo que foi divulgado, de 240 itens que estão à disposição pelas unidades de saúde, 60 estão em falta. E o que diz o texto, é que a previsão para solução deste problema é de 60 dias”, comentou. Ele disse ao vereador Pedro Garcia que este é um tempo logo para resolver esta situação e que as informações sobre este assunto sejam fornecidas na sessão de terça-feira (09/06).

A falta de medicamentos, segundo relato do parlamentar é devido ao atraso no processo de compra dos remédios. Em nota, a Secretaria da Saúde afirmou que o problema está sendo gerado pela necessidade de refazer a licitação de compra dos medicamentos. Jair Pedri levantou a questão de problemas que vem ocorrendo com as licitações do executivo. Comentou que este tema já foi abordado pelo vereador Jeferson de Oliveira e que é preciso se atentar ao que vem ocorrendo, para que esses trâmites não prejudiquem os munícipes.

No material sobre a falta de medicamentos, a Secretaria de Saúde explica que este processo para o abastecimento das Farmácias Básicas do SUS é feito por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina.

O setor de saúde orienta que na falta do medicamento oferecido pela Farmácia Básica, a população deve procurar os remédios na Farmácia Popular do Brasil, que funciona junto do posto de saúde da Rua Reinoldo Rau ou nas farmácias que têm a bandeira do Programa “Aqui tem Farmácia Popular”. Nestes locais deve ser cobrado um valor mínimo pelo medicamento que é cobrado por comprimido.