Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pedri sugere alternativa para atendimentos da Farmácia Básica

COMPARTILHE

Alterações no fornecimento de medicamentos na Farmácia Básica motivaram pronunciamento do vereador Jair Pedri, durante sessão desta terça-feira, 2. Ele informou ter feito contato telefônico nesta tarde com a secretária municipal de Saúde, Emanuela Wolff, uma vez que a Farmácia Básica só vai fornecer os remédios para consultas feitas nos postos de saúde, portanto via SUS.

Na opinião do parlamentar, a mudança em si não constitui de um problema, exigindo uma adaptação do cidadão a este novo modelo, que passa exigir a consulta com o médico do posto de saúde. “O grande problema é a demora que está havendo nas consultas com clínico geral”, comentou, acrescentando ter informações extra oficiais de que o agendamento das consultas pode levar de um a três meses.

“Entendemos a situação, mas não podemos prejudicar as pessoas que fazem tratamento contínuo. Pois neste intervalo, até conseguir a consulta, elas não terão mais o remédio fornecido pela farmácia básica. Que a Secretaria de saúde possa criar uma alternativa para estas pessoas que precisam somente trocar a receita”, concluiu.

O vereador Jocimar de Lima complementou a discussão, lembrando que trabalhadores atendidos com planos de saúde nas empresas perderão o benefício da Farmácia Básica. “Além disso, vai tirar a vaga de outra pessoa no posto de saúde”, continuou, frisando que a demanda vai aumentar, impactando também sobre o tempo de espera para as consultas.