Piazera conclama comunidade a participar de todas as discussões

vereador Afonso Piazera Neto (PR)

O vereador Afonso Piazera Neto fez uma manifestação na palavra livre na sessão desta quinta-feira, 9, acerca da emenda que altera a composição da Câmara na próxima legislatura. Para ele, a população e a Câmara deram uma demonstração de maturidade pela amplitude da discussão gerada pela matéria.

“Acredito que população de Jaraguá do Sul deu um exemplo de que a comunidade deve participar não só de um projeto de lei, mas de todas as discussões desta Casa”, declarou Piazera, acrescentando que, desde a audiência pública, os vereadores vêm se reunindo para debater o assunto e encontrar um meio termo.

O vereador também comentou sobre a emenda para 15 vereadores, lida na sessão desta quinta-feira, parabenizando a postura do presidente Jaime Negherbon. “Como na própria audiência muitas pessoas falaram que 19 é muito, mas 11 é pouco. Acredito que esta emenda vai possibilitar que a sociedade analise melhor esta contrariedade inicial tão abrupta de algumas pessoas”, comentou.

Para Piazera, é possível encontrar uma alternativa para garantir mais representatividade, sem incorrer em aumento de despesas. Segundo ele, do total do orçamento da Câmara, pouco mais da metade é gasto. Ele sugere que se diminua a dotação orçamentária, reduzindo os custos dos trabalhos da Casa.

Disse que somos muito maiores que cidades vizinhas como Guaramirim e Schroeder e que a atual estrutura física da Câmara pode comportar, com os devidos ajustes, um quadro de 15 vereadores. “Vamos ter tempo agora para que o nosso departamento jurídico consulte o STF, o Ibam e até lá a população pode fazer uma análise melhor da representatividade da Câmara”, disse.

Segundo ele, as pessoas que citaram horas de trabalho dos vereadores comparados com outras profissões em outdoors “não vem ver o trabalho desempenhado aqui pelos vereadores e nas comunidades”.

Possamai reafirma voto pela manutenção de vagas

vereador Ademar Possamai (DEM)

Para o vereador Ademar Possamai, a discussão sobre o aumento de vereadores tornou a sociedade mais madura. “As pessoas sabem mais de política hoje do que quatro ou cinco meses atrás”, avaliou, mostrando preocupação com a falta de respeito para com a instituição. “A postura de cada um deve ser avaliada, mas não se pode desrespeitar um poder constituído”, disse.

Possamai reafirmou o voto pela manutenção das 11 vagas na Câmara a partir de 2013. Disse que na legislatura em que foi aprovado o aumento de 15 para 19 vagas, da qual participou, votou favorável porque houve um acordo de que a opinião da maioria prevaleceria por consenso, diferente de agora. Depois, com a derrubada das vagas pelo STF, o vereador disse que “Jaraguá do Sul continuou crescendo da mesma forma, mesmo com 11 vereadores”.

Sobre esta legislatura, ele informou que a discussão sobre o assunto começou há bastante tempo, ainda quando dos trabalhos de revisão da Lei Orgânica do Município. Porém, só veio a tona com a audiência pública.  “Mas nós como políticos temos capacidade de ouvir as críticas e aceitá-las ou contestá-las. Jaraguá do Sul pode dar uma demonstração maior ainda com respeito ao dinheiro público se tivermos também capacidade de não incidir em gastos adicionais”, declarou.

Ele também disse que é preciso ter em mente que os vereadores representam toda a cidade e de todos os segmentos. “Não gosto que digam que sou vereador da Vila Lenzi. Moro lá, tenho um carinho especial, mas por outro lado sou vereador de Jaraguá do Sul. Em todas as minhas eleições, lembro-me dos votos que fiz em outras regiões”, comentou.

?