Plano de carreira do Samae aprovado em segunda votação

Na defesa da valorização do funcionalismo público, os vereadores aprovaram o projeto que institui um novo plano de cargos e vencimentos para os servidores do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul). Os funcionários serão submetidos à avaliação de desempenho, de dois anos por período de apuração da progressão funcional.

Como política permanente de capacitação profissional dos servidores, o desenvolvimento funcional tem por finalidade manter a autarquia atualizada quanto aos recursos humanos necessários ao cumprimento de suas obrigações institucionais.

Assim como na primeira votação, os servidores da autarquia se fizeram presentes na sessão. O vereador Justino da Luz mencionou reunião ocorrida na manhã de ontem, com representantes do Samae do Sinsep, que não havia acompanhado a elaboração prévia da proposta. “Ficou acordado com o Sinsep e a direção do Samae algumas alterações que serão feitas, mas que não modificar a essência do projeto”, informou.

O vereador Francisco Alves parabenizou a iniciativa,

vereador Justino da Luz (PT)

dizendo que o Samae oferece uma das melhores condições de trabalho aos seus funcionários, e cobrou o plano de carreira de todo o funcionalismo público do município.

O vereador Afonso Piazera Neto lembrou que há 20 anos, o Samae era uma estrutura pequena, “que mal conseguia atender as necessidades”. Para ele, graças ao trabalho dos servidores efetivos a autarquia alcançou a condição que se encontra hoje. O presidente Jaime Negherbon também se pronunciou favoravelmente, apesar, como disse, de não precisar votar.

A proposta foi aprovada de forma unânime em dois turnos de votação e encaminhada ao Executivo para sanção.