Projeto Calçada legal é discutido na Câmara

vereador Justino da Luz (PT)

O vereador Justino da Luz comentou na sessão de ontem, 2, sobre o lançamento do projeto Calçada Legal, que ocorreu no mesmo horário da sessão. A iniciativa partiu de arquitetos e engenheiros da cidade e que tem o apoio de entidades e lojistas do Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul). O objetivo é a conscientização dos moradores, incentivando que cada proprietário se responsabilize por sua calçada, assim já instituído por lei municipal. A mobilização é para que haja melhorias para os pedestres que transitam pelas calçadas, hoje tão disformes.

Justino pediu ao presidente da Câmara, Jaime Negherbon, para que se faça um convite aos coordenadores do projeto para virem à Casa explanar sobre o assunto, já que os vereadores não puderam estar presentes ao evento.

Para o vereador Afonso Piazera Neto, é importante que o movimento seja liderado por associações que não tem vinculação com o poder público. Ele ressaltou que a fiscalização deve ser mais efetiva, porque a responsabilidade pela manutenção e execução de pavimentação das ruas é dos donos dos imóveis e “muita gente acha que é da Prefeitura”. “Este movimento é muito bom porque vai levar esta necessidade à comunidade, mostrando que todos nós, que temos as unidades habitacionais, devemos cuidar das calçadas”, finalizou.

vereadora Natália Lúcia Petry (PSB)

A vereadora Natália Lúcia Petry disse se preocupa com a falta de padronização. Ela citou a sua experiência por três meses em uma cadeira de rodas, após uma cirurgia. “Fiquei imaginando o que é a vida de um cadeirante. São muitas calçadas irregulares”, afirmou.

Natália acredita que dentro do Calçada Legal também deve ser incluída a questão da padronização das calçadas, para que se possa cumprir a lei da acessibilidade e mobilidade urbana.

Já Amarildo Sarti sugeriu uma parceria entre os colaboradores do projeto e a Prefeitura. Ele comentou a aprovação recente de um projeto que cobra das empresas que utilizam o espaço público uma taxação.  Auttor da lei, o vereador completou dizendo que administração municipal e as entidades envolvidas deveriam ser questionadas sobre os valores necessários para renovar as calçadas, criando uma organização para a tarifação de preço, e ordenando o programa.