Propriedades Rurais terão Fossa Séptica

Sessão Ordinária 054Na de terça-feira (12/05), o vereador Eugênio Juraszek (PP), realizou reunião com a presença do diretor de Agricultura, Aricenir Canuto e o presidente do Samae, Ademir Izidoro, para tratar das ações para levar as propriedades rurais mais saneamento básico.
Segundo solicitação do parlamentar, a exemplo de municípios espalhados pelo país, Jaraguá deveria incentivar e criar uma forma de fornecer gratuitamente ou com preço reduzido, às famílias da zona rural, fossas sépticas e esterqueiras.

Para isso Juraszek manteve frequentes reuniões ao nos últimos meses com os moradores da área rural de Jaraguá, e realizou, através de seu gabinete, pesquisas relacionadas ao assunto. “Nessas conversas, descobri um excelente estudo de dois anos, realizado pelo agrônomo Roberto Nagel, da diretoria de Agricultura, que traz levantamento completo e detalhado das propriedades rurais que possuem fossas e esterqueiras no Bairro Garibaldi” destaca o parlamentar.

O levantamento traz detalhes importantes como: quantidade de propriedades que possuem fossas sépticas; existências de criações e número de habitantes por residência. De acordo com Aricenir Canuto, “o levantamento é perfeito, traz informações específicas e detalhadas, o que nos possibilita traçar um panorama concreto das ações que podem ser desenvolvidas e qual as medidas necessárias para evitarmos contaminações aos lençóis freáticos e a bacia dos rios de nossa cidade, neste caso o Rio Jaraguá”. As informações coletadas foram: Nome do morador, número de telefone, número de habitantes na residência, como é o tratamento dos dejetos humanos, existência de criações animais, espécie animal criada, qual o rebanho, qual o sistema de criação, qual o sistema de tratamento dos dejetos animais e coordenadas geográficas.

Nas próximas semanas serão realizados trabalhos técnicos pelo Samae acerca de custo efetivo, material utilizado nas fossas e nas esterqueiras, e a quantidade de famílias que poderão ser atendidas no início do projeto. “Esta é uma grande iniciativa, e tenho orgulho de ter feito ela dar certo, com os níveis que nossa cidade atingirá de esgoto tratado daqui a alguns anos, não poderíamos permitir que as propriedades rurais estivessem a margem desta evolução, que só traz benefícios a saúde das famílias”, destacou Eugênio.
A coleta de dados foi efetuada através de um questionário aplicado com a maioria dos moradores da região do Garibaldi, sendo realizadas 924 entrevistas localizadas à montante do ponto de captação de água do SAMAE na Bacia do Rio Jaraguá. “Não sabemos ainda, se será utilizado o modelo de fossa em PVC ou a tradicional, vai depender da análise dos engenheiros, mas tenho certeza de uma coisa, que depois desta reunião a intenção será efetivada, portanto quero agradecer ao Samae e a Diretoria de Agricultura, e tenho certeza que será uma vitrine para a administração do Prefeito Dieter”, informou.