Fenísio Pires Júnior

Realidade turística em Jaraguá do Sul é apresentada

Dois convidados participaram da sessão desta terça-feira, 4, para falar das atividades das entidades que representam. Primeiro ganhou espaço o presidente do Vale dos Encantos Convention & Bureau, Fenísio Pires Júnior, para discorrer sobre a atividade turística no município.

Segundo Júnior, a promoção do turismo, por meio da captação e geração de eventos, é a principal finalidade da entidade. Seus representantes participam de eventos no Brasil e exterior com intuito de trazer eventos para Jaraguá do Sul.

O presidente do Convention & Bureau comentou que pesquisas mostraram que mais de 90% da população desconhece a atividade turística na cidade, mas ela existe e movimenta a economia. “Nossa cidade compra, vende e faz prestação de serviço técnico”, disse, informando que o turista vem a cidade para visitar as empresas, fica de segunda a quinta-feira, principalmente entre os meses de julho e outubro.

Ele comentou as mudanças no setor nos últimos dez anos, tanto nas esferas federal, como estadual e municipal, com a criação de organismos públicos para tratar do turismo. Júnior disse que o principal desafio do setor na cidade é aumentar os investimentos por parte do poder público.

Segundo ele, em 2007 foram investidos R$ 50 mil através do fundo, valor que subiu para R$ 25 mil, mas ainda é pouco. “O turismo não vai acontecer desta forma se não acreditarmos que é um setor para ser investido. O setor privado não pode investir sozinho”, comentou.

presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rosanda Balestrini

“Outubro Rosa”

A outra abordagem foi a campanha “Outubro Rosa”, pela presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rosanda Balestrini. A ação pretende conscientizar a mulheres sobre a importância da descoberta precoce do câncer de mama

A programação conta com iluminação rosada em pontos da cidade, palestra, pedágio, corrida e ornamentação de lojas. Dia 15 haverá caminhada e passeata na Praça Ângelo Piazera, com lançamento de calendário para 2012.

A mobilização acontece desde 2009. Este ano, segundo Rosanda, o objetivo da edição deste ano é angariar recursos para cobrir mamografias para mulheres com idade entre 40 e 49. “O Sus prioriza o atendimento para mulheres acima de 50. E nós temos visto muitos casos de mulheres com câncer de mama de menor idade”, informou.

Autora do convite, a vereadora Natália Lúcia Petry comentou da solicitação feita pela presidente da Rede no sentido de disponibilizar recursos do Orçamento da Câmara para a entidade, como já foi feito em anos anteriores. Natália pediu ao presidente da Casa, Jaime Negherbon, para que seja feito contato com a administração, a quem caberá enviar o projeto suplementando os recursos para a Rede Femi