Câmara aprova renovação de convênio com Apae

Vereador Ademar Possamai (DEM)

A Câmara autorizou o Executivo a conceder subvenção à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.  Foram duas propostas aprovadas pelo plenário em votação única, por unanimidade.  Na primeira, o valor total do repasse será de R$ 432 mil, repassados em 12 parcelas mensais de R$ 36 mil. O convênio terá vigência por 12 meses, contados a partir de 2 de março e encerrando-se em 1º de março de 2012. “É basicamente a manutenção das atividades, sede, pagamento de pessoal e compra de material didático”, informou o líder de governo, Ademar Possamai (DEM).

Com vigência de dez meses, o outro convênio totaliza R$ 67.080,00, repassado em dez parcelas mensais de R$ 6.708,00, pagas nos anos de 2011 e 2012. “Este projeto trata do transporte em específico, para os alunos que em função das suas necessidades não podem utilizar o transporte público convencional”, explicou o vereador.

Ele também informou que desde 1973 a Apae de Jaraguá do Sul atua com abrangência em toda a região. Atualmente são 280 o número de alunos. A equipe de trabalho conta com: 2 diretoras; 1 auxiliar de direção, 3 auxiliares administrativos, 2 fisioterapeutas, equipe técnica formada por 02 assistentes sociais, 01 psicólogo, 02 orientadoras pedagógicas, 2 fonoaudiólogas,  2  terapeutas ocupacionais, 41 professores , 3 professores de educação física, 2 instrutores de curso , equipe docente e equipe de apoio formadas por 3 motoristas, 1 auxiliar de sala, 1 cozinheira, 1 auxiliar de cozinha, zeladoras e recepcionista.

A Apae ressalta que, para realizar este trabalho, faz-se necessário a formação de parceria junto ao poder público, uma vez que o atendimento as pessoas  com deficiência está garantido pelas políticas públicas no país.

O vereador Justino da Luz (PT) mencionou a existência de um projeto da bancada do PT na Assembleia Legislativa que determina o aumento do repasse do Fundo Social para as Apaes. A proposta eleva para 2% o percentual mínimo dos repasses.