Reunião discute construção de Capela Mortuária

DSC09675Na quinta-feira, 17, a vereadora Natália Lucia Petry se reuniu com os representantes da Capela Nossa Senhora Rainha da Paz, Célio Pereira, Belmiro Packer e Marly Feder Reinert, o presidente da Associação de Moradores da Vila Nova, Sérgio Zapella, e o diretor do Grupo Leier, Leonardo Leier.  A comunidade dessas localidades reivindica sobre a construção de uma Capela Mortuária para atender a população da região, que hoje dependem das capelas do Centro e da Vila Lenzi.

Leonardo Leier informou que o Grupo Leier será parceiro da comunidade e do poder público, mas alertou sobre a necessidade de levantar todas as possibilidades de localização dentro do bairro, uma vez que existem restrições legais para implantação de capelas mortuárias. “Antes de tudo, deveríamos consultar as áreas onde é permitido fazer esse tipo de obra, consultar a Diretoria de Trânsito, Vigilância Sanitária e demais órgãos responsáveis pelas licenças”, afirmou.

A parlamentar encarregou seu gabinete de acompanhar o presidente da Associação de Moradores para fazer a pesquisa junto ao Instituto Jordan a respeito das áreas de onde é permitido esse tipo de construção.

Os diretores da Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, também irão pesquisar possíveis áreas públicas no bairro e o grupo volta a se reunir na próxima quarta-feira, 23, onde serão listadas todas as possibilidades.

O passo seguinte, já com algumas áreas pré-definidas, será o agendamento de uma reunião do grupo com o prefeito e os secretários envolvidos na liberação das licenças, para que possam orientar a escolha de uma área que atenda a legislação vigente.

A vereadora lembrou que é necessário estipular prazos para todas as fases desse trabalho. “Precisamos dar uma resposta à comunidade”, afirmou.

Os entraves

Leonardo Leier lembrou o caso da Ilha da Figueira, onde a comunidade indicou um local, as permissionárias do serviço funerário concordaram em fazer o investimento, mas o projeto não foi aprovado pela Diretoria de Trânsito, pois estava localizado em via de grande fluxo. Como a área de estacionamento era pequena, a instalação de uma capela mortuária no local traria mais transtorno à mobilidade.

Existem também as  restrições de localização, em relação à proximidade com escolas, creches, hospitais, etc. A atual legislação prevê um distanciamento mínimo de 500 metros.

Na visão dos membros da comunidade Nossa Senhora da Paz, é preciso escolher bem terreno, que poderá ser no próprio bairro Vila Nova ou até na Barra do Rio Molha, para que não surjam problemas futuros como falta de estacionamento, problemas no trânsito durante o cortejo até o cemitério, o risco de enchentes, etc.