Secretário de Saúde apresenta dados na Câmara

O secretário municipal de Saúde, Francisco Airton Garcia, participou da sessão desta terça-feira, 19, para explanar sobre os trabalhos efetuados pela pasta. O convite foi feito pelos vereadores Jaime Negherbon e José Osório de Ávila. Garcia apresentou um relatório de investimentos executados e planejados, estrutura física e de pessoal, receitas, e respondeu a questionamentos dos vereadores.

Diretores da secretaria

A equipe diretiva da Secretaria também esteve presente à sessão.

Respondendo a pergunta do vereador Jaime Negherbon, o secretário disse que há intenção de ampliar a estrutura do Centro Vida, que aumentou o número de atendimentos em razão da compra das consultas. Disse que foram 2300 consultas a mais, uma média de 450 pessoas somente para as consultas diariamente, além de outros atendimentos feitos no local.
Com relação às cirurgias de catarata, que tem uma fila de espera, Garcia disse que são feitas dez consultas por semana, e que existem em torno de 60 cirurgias para serem feitas, das quais 38 estão previstas para este mês.

O vereador Ademar Possamai perguntou sobre a possibilidade de atendimento em separado para os clientes dos planos de saúde. Conforme o secretário, o ideal seria que os hospitais tivessem um consultório específico para isto, ou trabalhar a implantação de um hospital da Unimed, por exemplo, como existem em outras cidades.

A vereadora Natalia Lúcia Petry comentou sobre o fechamento do corpo clínico como provável motivo para dificuldade na contratação de médicos pelo poder público. Ela questionou o secretário se não caberia uma ação mais incisiva por parte da administração pela abertura do corpo clínico dos hospitais, mesmo porque estes recebem recursos públicos.

O secretário disse que este tem sido um assunto frequente das conversas, e que se busca um entendimento envolvendo toda a Amvali. Garcia acredita que vai haver esta abertura, uma vez que o Hospital São José vai contratar médicos, que vão precisar de outros pontos para trabalhar. Ainda com relação à falta de médicos, o secretário disse que a situação deve melhorar com a contratação dos aprovados no último concurso.

Vilmar Delagnolo fez um apelo para que o posto do Santa Luzia, além da reforma prevista, tenha um projeto de ampliação.

Já Lorival Demathê comentou sobre os agendamentos das consultas, que só acontecem em dias específicos, gerando constantes reclamações por parte da população. Ele sugeriu que fosse possível marcar as consultas todos os dias.