Vereador parabeniza profissionais no Dia do Corretor de Imóveis

DSC03940O vereador Jair Pedri utilizou o espaço da Palavra Livre na sessão de ontem, 27, para felicitar os corretores de imóveis do município. A data, 27 de agosto, celebra a profissão daqueles que dividem com as famílias brasileiras a responsabilidade e a possibilidade de concretização do sonho da casa própria.

Segundo Jair, o corretor de imóveis proporciona ganho de tempo e dinheiro para aqueles interessados em adquirir um imóvel. É ele que, com seu conhecimento sobre os trâmites legais e legislação imobiliária, consegue facilitar a vida dos envolvidos nas negociações.

No cotidiano, porém, os desafios enfrentados pelo profissional da área são muitos. “Os processos administrativos de liberação de obras e reformas são morosos e, muitas vezes, desnecessários”, afirma o vereador. “Além disso, alguns trâmites voltam de análise com exigências que engenheiros e arquitetos encontram dificuldade para resolver”, completa.

“No município, imóveis deixam de ser comercializados, pois aguardam deliberações sobre desmembramentos ou tombamentos”, conta Jair. O vereador ressalta a importância da reavaliação na lei de proteção ao patrimônio histórico de Jaraguá do Sul. Segundo ele, precisamos preservar nossa história e proteger nosso patrimônio cultural, porém não podemos impedir o desenvolvimento da cidade com a aplicação de uma legislação ultrapassada.

Jair Pedri participa da comissão instaurada para discutir, entre outros pontos, a proibição de edificações com mais de 40 anos, típicas ou de valor histórico, de sofrerem intervenções de qualquer natureza sem a prévia autorização do Comphaan (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultura, Arqueológico, Artístico e Natural). Por iniciativa do vereador aprovada em plenário, uma audiência pública para discussão do assunto está marcada para o dia 10 de setembro, uma terça-feira, com início às 17h30.

O vereador encerrou parabenizando novamente aqueles que atuam na área. “Que nessa data possamos nos lembrar dessa importante profissão que também me orgulho em exercer.”