Vereadora pede intervenção dos deputados na questão do INSS

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

Na presença de três deputados estaduais durante a sessão desta quinta-feira, 3, a vereadora Natália Lúcia Petry solicitou aos parlamentares intervenção no sentido de buscar uma solução para os problemas com as perícias do INSS no município.

Natália relatou aos deputados presentes – Dieter Janssen, Joares Ponticelli e Sílvio Dreveck – que muitos trabalhadores estão sendo prejudicados, pois os peritos do INSS estão cortando o benefício de pessoas sem condições de voltar ao trabalho.

“Os médicos assistentes encaminham os laudos provando que trabalhador não tem condições de voltar ao trabalho, mas os peritos liberam. A empresa não acolhe este trabalhador e o INSS corta o benefício”, relatou a vereadora, lembrando que uma moção de apelo foi enviada pela Câmara aos deputados estaduais, federais e senadores, bem como ao governo.

Ela também comentou entender se tratar de uma competência da esfera federal, porém solicitou auxílio dos deputados estaduais em contatar a bancada federal para intervir junto ao governo.

Greve dos professores

Outro tema levantado pela vereadora foi a greve dos professores da rede estadual de ensino. Natália pediu aos deputados que olhem com carinho para a classe, a qual ela também pertence, como professora há 35 anos, dos quais por 22 atuou na rede estadual.

“Embora a gente ouça na imprensa que a greve está enfraquecida, que são poucos professores que estão em greve, mas também sei que os poucos que estão em greve estão lutando por aqueles que decidiram não paralisar para não prejudicar ainda mais a educação em Santa Catarina”, discorreu.

A vereadora classificou como uma vergonha a política educacional no Brasil, com um piso de R$ 1400. Também disse que a categoria sequer aparece no ranking das profissões que exigem ensino superior. Ela pediu aos deputados uma articulação junto ao governo para resolver a situação no Estado.