Vereador propõe parceria para garantir cursos profissionalizantes

DSC05897Utilizar os laboratórios de informática das escolas municipais para oferecer profissionalização para as pessoas que necessitam do auxílio do poder público, oferecendo oportunidade para o aprimoramento profissional, a inclusão no mercado de trabalho e a democratização na oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A proposta, do vereador Arlindo Rincos, foi avaliada ontem, 02, pelo secretário Municipal de Educação, Elson Cardozo, e pelo coordenador de Qualificação Profissional do Senai /SC, Anderson Rauber da Silva, que sugeriram firmar convênio entre Município e entidade, em 2014, para oferecer cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ( Pronatec), do governo federal.

Os cursos atenderão prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade entre 15 e 59 anos, estudantes do ensino médio da rede pública de ensino e pessoas que solicitaram o seguro desemprego mais de duas vezes em um período de dez anos.

De acordo com o vereador, o trabalho é fundamental para democratizar o acesso as vagas disponibilizadas pelo Pronatec no Município. “O curso dá a oportunidade de qualificação, oferecendo possibilidades para que pessoas beneficiadas com auxílio do governo possam conquistar um bom emprego e a independência financeira”, explica.

O projeto piloto será instalado na escola municipal Braço Ribeirão Cavalo onde serão oferecidas 25 vagas do curso de Operador de Computador. As turmas iniciam suas aulas no primeiro semestre. A intenção é expandir para outras unidades escolares e em outras áreas, como mecânica, construção civil e elétrica industrial. Os cursos são gratuitos e os recursos saem o programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).