Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadora sugere ‘dossiê’ das escolas ao secretário regional

COMPARTILHE

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)
vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

A vereadora Natália Lúcia Petry teceu críticas, na sessão desta quinta-feira, 14, pela falta de investimentos do governo do Estado com o setor de educação e à inoperância da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

“Ouvi uma entrevista do secretário regional se auto elogiando pelo fato de a SDR ser a primeira cotada no Estado pelos brilhantes serviços que presta a nossa região. Aí fico me perguntando como são as outras, se a nossa é a primeira”, afirmou, levantando os problemas de infraestrutura nas escolas estaduais da região.

Segundo ela, a informação é de que são cinco ginásios interditados, entre os quais da Escola Lilia Ayroso Oechsler, na Ilha da Figueira. “É o maior bairro, sem qualquer opção de lazer, a única escola do Estado e os professores (de educação física) tendo que dar aula nos corredores, e atrapalhando os demais”, relatou.

A vereadora informou estar fazendo um levantamento da situação das escolas estaduais e chegou a visitar uma unidade, para mostrar a situação precária ao deputado estadual Carlos Chiodini. Ela também sugeriu ao secretário regional que faça um dossiê e entregue ao governador, que já pediu o levantamento ao município de Joinville. “Ele que se antecipe e comece a pleitear as melhorias, para que os alunos daqui a pouco não tenham que ficar em casa, como aconteceu com a Escola Lauro Zimmermann”.

“A principal gerência é da Educação, e se esta não está sendo contemplada, fico me perguntando o que fazem as outras secretarias”, continuou Natália, defendendo que Raimundo Colombo coloque em prática discursos feitos em campanhas eleitorais anteriores e extinga as estruturas regionais. “Verdadeiros cabides de emprego, onde trabalham das 13 às 19 horas. A solicitação dos recursos pode ser feita diretamente pelas Prefeituras, sem interferência da SDR. Não tem porque ter esta mega estrutura somente dispender ainda mais os cofres públicos”, disse.

O vereador Jaime Negherbon informou que na Escola João Romário Moreira um ginásio foi inaugurado há cerca de cinco anos, mas já apresenta problemas no telhado. Com o mesmo problema ele também citou o Caic, que pertence à rede municipal. “Chove mais dentro que fora”, disse.