Vereadores criticam padrão da lombada em frente aos Bombeiros

O assunto lombadas veio a discussão na sessão desta terça-feira, 4, por conta de uma indicação apresentada pelo vereador Ademar Winter. O pedido a ser formalizado ao Executivo é para que seja colocada uma lombada física na Rua Bernardo Dornbusch, no bairro Baependi, aos moldes da existente na Rua 25 de Julho, em frente ao posto de saúde, no Bairro Vila Nova.

O vereador Justino da Luz elogiou a iniciativa, dizendo se tratar de um bom momento para a discussão, uma vez que está sendo alvo de críticas a implantação de uma lombada em frente aos Bombeiros, na Rua Epitácio Pessoa. “Não sei quem definiu, mas existem medidas do Contran e ela (a lombada) está totalmente fora”, afirmou, comentando que, inclusive, alguns motoristas já caíram por não ter sinalização e também pela formação do declive.

Ademar Possamai disse que o tamanho da lombada prejudica os ciclistas. Lembrou que os vereadores cobram a implantação de lombadas físicas há dois anos e a informação era de que a legislação não permitia. “Se não pode fazer a lombada tradicional, esta é um degrau de fato. É um perigo que deve ser considerado”, comentou.

Já Natália Lúcia Petry citou o caso da lombada na Rua 25 de julho, segundo ela, também fora dos padrões, e que ficou com uma valeta nas duas margens. Uma senhora chegou a cair. “O setor de Trânsito deve ter mais atenção. Está acontecendo muito acidente por falta de seriedade daquele setor”, disse. Segundo o presidente Jaime Negherbon, que contatou o setor, a correção foi feita na tarde de ontem.