Vereadores e Ajae buscam recursos para equoterapia

Construir um picadeiro para permitir a prática da equoterapia nos dias chuvosos. Esse foi o tema de uma reunião, realizada na sexta-feira, 20, entre os vereadores progressistas Eugênio Juraszek e Arlindo Rincos e representantes da Associação Jaraguaense de Equoterapia (Ajae) que buscam elaborar um projeto de captação de recursos da iniciativa privada.

A presidente da entidade, Andressa Titz, reafirmou a necessidade de investimentos no valor aproximado de R$ 200 mil para construção de uma área coberta para nos dias de chuva os alunos da instituição não fiquem impedidos de desenvolver atividades.

O parlamentar Eugênio Juraszek compreende a situação. Ele possuiu um familiar que frequenta as sessões todas as semanas. Para o vereador, à socialização é o maior beneficio. “A autoestima e a auto-confiança do meu sobrinho melhorou muito”, explicou.

Na reunião, os vereadores reiteraram a necessidade do reconhecimento como instituição de utilidade pública municipal e estadual. Por intercessão do deputado estadual Carlos Chiodini, o plenário da Assembleia Legislativa deve avaliar em breve a proposta. Se aprovado, a entidade estará credenciada a receber recursos por meio de compra de serviços. “Hoje, a Ajae pode receber recursos municipais, através da compra de serviços. Mas precisamos aguardar o parecer da Assembleia para buscar solicitar recursos do Governo do Estado”, afirmou Juraszek.

Como primeiro passo, a entidade foi inscrita no Fundo da Infância e Adolescência (Fia) que tem objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. Através da inscrição, as empresas podem prover doações, dedutíveis no Imposto de Renda. “Isso facilita muito para que possamos capitanear recursos para construção do picadeiro”, explicou Juraszek.

Hoje, no local são atendidos 33 pacientes que pagam em torno de R$ 75 por cada sessão. A expectativa é de que até sejam atendidos 80 pacientes até o final do ano. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, em torno de 200 pessoas deveriam frequentar as sessões de equoterapia em Jaraguá do Sul. No dia 12 de julho, vereadores e diretores da entidade se reúnem novamente para elaborar estratégias para captação de recursos.DSC08887