Veto é derrubado, mantendo nome de ponte

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

Os vereadores também derrubaram, por votação unânime, o veto total ao projeto que denomina de Ottilia Prim Schmitt a ponte que está sendo construída ligando os bairros Jaraguá Esquerdo e Barra do Rio Molha, nas proximidades do Curtume Schmitt. Familiares da homenageada acompanharam a votação na noite de ontem, 27.

Assinando o projeto, a vereadora Natália Lúcia Petry solicitou o voto dos pares pela derrubada do veto. “Este projeto é de grande importância para esta família, uma família tradicional, que muito contribuiu para o desenvolvimento do município, doando terras, ajudando a construir hospitais, igrejas, para o comércio e indústria locais. O senhor Arnoldo foi por diversas vezes homenageado. Conhecemos a história da dona Ottilia, e sabemos o quanto era parceira dos grandes empreendimentos do marido”, comentou.

Como o veto foi derrubado, a promulgação da lei é feita pelo presidente da Câmara.

As contribuições

Cidadã honorária de Jaraguá do Sul, Ottilia Prim Schmitt foi fundadora da Congregação do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, presidente e organizadora das reuniões mensais, implantou o uso das fitas da congregação para todos os membros usarem ao assistirem missas, como sinal da devoção ao Imaculado Coração de Jesus, sendo também beneficente de ações sociais.

Foi participante de doações de terrenos, onde hoje estão edificados o Colégio São Luís, Hospital e Maternidade São José, Colégio Divina Providência, Salão Cristo Rei, antiga Igreja e atual Paróquia São Sebastião.

Participou e comandou um grupo de senhoras da congregação do apostolado do Sagrado Coração de Jesus, na demolição da Igreja velha, limpando os tijolos a serem usados na construção da nova paróquia.

Contribuiu na aquisição de um caminhão para o transporte do material reciclado da Igreja antiga para a nova e outros materiais. Colaborou com seu marido para a vinda do primeiro médico para Jaraguá do Sul, doando a ele uma residência.

Filha de Pedro Prim e Maria Philippi, ela nasceu no dia 20 de abril de 1898 na cidade de São Pedro de Alcântara – SC e faleceu no dia 21 de fevereiro de 1982. Casou-se com o Sr. Arnoldo Leonardo Schmitt (falecido) no dia 8 de março de 1916, na cidade de São Pedro de Alcântara. No mesmo ano, mudou-se com o marido para Jaraguá do Sul.