Mirim destaca ações da Procuradoria da Mulher contra o abuso sexual

O abuso e a exploração sexual, principalmente envolvendo crianças e adolescentes, tem sido tema recorrente na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. Na Câmara Mirim jaraguaense não é diferente. O assunto já foi abordado em conversa dos mirins com a delegada de Polícia Civil, já foi tema na palavra livre e até em passeata no Centro da cidade.

Nesta quarta-feira (22), a vereadora mirim Eduarda Benkendorf (EEB Prof. Lilia Ayroso Oechsler) voltou a abordar o problema durante sessão do Legislativo Mirim. Ela fez um alerta sobre a dificuldade de tratar a questão com as vítimas de abuso sexual. Segundo Eduarda, muitas mulheres escondem os fatos por terem vergonha de falar sobre a violência sofrida. “Elas querem contar, mas têm medo de buscar ajuda”, alerta. A jovem lembra que uma pesquisa realizada pela instituição ActionAid mostra que 86% das mulheres brasileiras já sofreram abuso sexual ou assédio em público.

Contudo, Eduarda também aproveitou para citar os trabalhos realizados pela Procuradoria da Mulher do Legislativo jaraguaense no combate à violência sexual, destacando as ações de defesa dos direitos da mulher no município. Ela lembrou que as duas procuradoras da Mulher, vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo), têm a responsabilidade de encaminhar aos órgãos competentes — como Delegacia da Mulher, Ministério Público e Polícia Militar — as denúncias de violência e discriminação contra a mulher que chegarem até a Procuradoria. Também sugerem, fiscalizam e acompanham a execução de programas do Poder Público que visem a promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias.

“Eu espero que as mulheres e adolescentes que sofrerem abusos procurem ajuda. E, se souberem de algum caso de violência sexual, denuncie”, avisou.

Para entrar em contato com a Procuradoria da Mulher, há a possibilidade de ligar no telefone (47) 3307-3200, enviar um email para procuradoriadamulher@jaraguadosul.sc.leg.br ou ir pessoalmente à Rua dos Imigrantes, n° 500, bloco K, bairro Rau, (anexo à Católica).

Sessão:

Sessão Mirim - 22/06/2022