Apelo por auxílio financeiro ao Hospital Jaraguá é feito na Câmara

Em sessão na manhã desta quinta-feira (15) na Câmara Municipal, os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram uma moção de apelo que solicita à Prefeitura jaraguaense uma concessão recursos ao Hospital Jaraguá para que a instituição possa implementar o seu novo plano diretor. Representantes do Hospital estiveram no Legislativo no mês passado para apresentar o projeto de ampliação da unidade aos parlamentares. A moção é de autoria da Comissão de Saúde da Casa de Leis, presidida por Jonathan Reinke (Podemos), e assinada por todos os demais vereadores.

O plano diretor prevê a construção de dois novos prédios: um para o Bloco Administrativo e outro para um novo Bloco Hospitalar. Com a ampliação, o Pronto Atendimento Infantil, por exemplo, passará da capacidade de quatro mil para oito mil atendimentos mensais. Já o PA Obstétrico deve subir de dois mil para quatro mil procedimentos por mês. As obras também devem otimizar os espaços da instituição, melhorando o fluxo entre os setores e separando os ambientes com mais eficiência.

Na moção, os vereadores ressaltam que o H. Jaraguá é referência em Santa Catarina no tratamento de diversas patologias e que atende a demandas do Sistema Único de Saúde de Jaraguá do Sul e de outros municípios. Eles ainda lembram que o projeto de ampliação está dividido em cinco fases e que todo o processo deve durar cerca de 10 anos. O investimento na primeira fase será de aproximadamente R$ 16,6 milhões. Na segunda fase, o valor será de R$ 20 milhões. A intenção é que essas quantias sejam arrecadadas junto à Prefeitura jaraguaense, a prefeituras de cidades vizinhas, a governos Estadual e Federal, a grandes empresas e, inclusive, moradores da região através de Pix.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para que o prefeito Jari Franzner tome ciência do apelo dos vereadores.

Sessão:

Sessão Ordinária - 15/09/2022